À esquerda, a atriz e cantora Janelle Monáe comemora a vitória de Moonlight: Sob a Luz do Luar no Oscar; ao lado, Harvey Weinstein, produtor denunciado por assédio e agressão sexual e o estopim de movimentos como o Time's Up - Reprodução/YouTube
OSCAR 2020

Aquecimento Oscar: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara da premiação

Vencedores deste ano serão anunciados no prómingo domingo (9)

Redação Publicado em 07/02/2020, às 09h00

Fevereiro é o mês de umas premiações mais prestigiadas e aguardadas por todos os cinéfilos: o Oscar. Organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929, a celebração é responsável por premiar, a cada ano, os melhores lançamentos cinematográficos recentes.

A premiação deste ano acontece no próximo domingo (9) e pode ter entre os seus vencedores filmes como Coringa, que recebeu 11 indicações; O Irlandês, de Martin Scorsese, e Era Uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino, com dez indicações cada.

+ Leia mais: Coringa lidera com 11 indicações e Democracia em Vertigem representa o Brasil no Oscar 2020; confira a lista completa de indicados

Parasita, longa sul-coreano que tem arrebatado multidões ao redor do mundo, conquistou 6 nomeações; e também concorrem Dois Papas, encontro fictício entre os papas Bento XVI e Francisco dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, e o documentário Democracia em Vertigem, da também brasileira Petra Costa, que registra os últimos anos na política do Brasil.

Antes da cerimônia deste ano, relembramos movimentos que acabram mudando a premiação ao longo dos anos. Oscars So White, sobre a falta de diversidade entre os indicados aos principais prêmios, e Time's Up, contra assédio e agressão sexual dentro da indústria cinematográfica, foram alguns deles.

+ Leia mais: Aquecimento Oscar: Relembre os momentos mais marcantes da história da premiação

Relembre:

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


premiação Oscar 2020 Oscar especial

Leia também

"Barbie" fará campanha para Melhor Roteiro Original no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" e filme de Claudinho e Buchecha são pré-selecionados para o Oscar 2024


"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e filme de Claudinho e Buchecha podem disputar o Oscar 2024


Jane Fonda atira prêmio na cabeça de diretora no Festival de Cannes


Cannes 2023: Filme brasileiro sobre aborto é selecionado para a Semana da Crítica