Como "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" se tornou o maior filme do Oscar 2023? - Divulgação/A24
11 INDICAÇÕES!

Como "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" se tornou o maior filme do Oscar 2023?

Longa dos Daniels foi o que mais recebeu indicações à premiação da Academia

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 24/01/2023, às 17h44

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os indicados à 95ª edição do Oscar nesta terça-feira (24). E o grande destaque da lista foi "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", nomeado a 11 categorias.

O longa aparece em Melhor Filme; Melhor Atriz com Michelle Yeoh; Melhor Ator Coadjuvante com Ke Huy Quan; Melhor Atriz Coadjuvante com Jamie Lee CurtisStephanie Hsu; Melhor Direção com a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert; Melhor Roteiro Original; Melhor Canção Original; Melhor Trilha Sonora; Melhor Figurino; e Melhor Edição.

Podemos dizer então que "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" se tornou o maior filme do Oscar 2023 ao superar fortes candidatos como o alemão "Nada de Novo no Front" e "Os Banshees de Inisherin", indicados 9 vezes cada. Mas o que fez com que o filme tivesse tanto sucesso?

FATOR A24

Um dos motivos é o tal fator A24. A produtora se tornou uma queridinha dos cinéfilos nos últimos anos, sendo mais representativa para muitos do que para aqueles que assinam a direção e o roteiro. Estar atento ao novo lançamento da A24 tem sido uma tendência constante.

 

LANÇAMENTO

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" tinha um grande concorrente em sua semana de lançamento nacional nos Estados Unidos, em 8 de abril de 2022: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". Ainda assim, o longa da A24 conseguiu ultrapassar a marca de US$ 100 milhões de dólares arrecadados em bilheteria, o primeiro do estúdio a conseguir o feito. A concorrência do filme da Marvel não parece ter sido um empecilho, pelo contrário, contribuiu para o próximo aspecto.

 

O MULTIVERSO

Com o multiverso sendo pauta constante na fase 4 da Marvel, esperava-se que "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" fizesse jus ao seu título. Para muitos, o segundo filme estrelado por Benedict Cumberbatch não correspondeu às expectativas que, para muitos, foram superadas em "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo". À época, era comum que pessoas afirmassem que a verdadeira loucura estava no filme dos Daniels.

 

PROTAGONISTA FORTE E VETERANA

Michelle Yeoh tem 60 anos de idade e ficou muito conhecida nos anos 90 ao estrelar diversos filmes de ação e wuxia - estilo tipicamente asiático, com lutas coreografadas. Sua escalação para "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" caiu como luva. Se para alguns o filme é somente uma loucura sobre o multiverso, os mais atentos ao roteiro notam que o desenvolvimento dramático de sua personagem e protagonista também é um dos principais elementos da trama.

 

PRÊMIOS DA CRÍTICA

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" foi muito bem recebido pela crítica desde suas primeiras sessões em festivais e depois que entrou em cartaz pelo mundo. Com isso, a recepção em premiações da crítica também foi bastante positiva (já são mais de 200 prêmios), dessa forma, a campanha rumo ao Oscar 2023 foi ficando cada vez mais robusta, culminando no sucesso que poderá render à A24 o seu primeiro Oscar de Melhor Filme.


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


premiações Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo Oscar 2023 Oscar

Leia também

"Barbie" fará campanha para Melhor Roteiro Original no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" e filme de Claudinho e Buchecha são pré-selecionados para o Oscar 2024


"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e filme de Claudinho e Buchecha podem disputar o Oscar 2024


Jane Fonda atira prêmio na cabeça de diretora no Festival de Cannes


Cannes 2023: Filme brasileiro sobre aborto é selecionado para a Semana da Crítica