Cena do filme Parasita - Divulgação
PREMIAÇÃO

Além da consagração de Parasita, confira todos os detalhes do Oscar 2020

Joaquin Phoenix e Renée Zellweger foram eleitos os melhores do ano nas categorias de atuação

Bruna Calazans Publicado em 09/02/2020, às 19h36 - Atualizado em 10/02/2020, às 08h23

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas transmitiu na noite deste domingo (9) a cerimônia da maior noite do cinema: o Oscar.

A premiação foi marcada por discursos sobre a falta de mulheres e pessoas negras entre os indicados. Ainda no tapete vermelho, Natalie Portman, por exemplo, usou um vestido com o nome de diretoras que foram ignoradas pela Academia como forma de protesto 

Já no discurso de abertura da cerimônia, os apresentadores fizeram um monólogo provocativo sobre o tema. "Em 1929 nenhum negro foi indicado. E agora em 2020 indicaram... 1!", disse Steve Martin. "Grande avanço!", respondeu Chris Rock.

Janelle Monae também abriu a premiação com uma apresentação dançante e colocou os indicados para cantar. Ela ainda falou sobre a importância de ter uma mulher negra abrindo uma cerimônia do Oscar.

No entanto, a grande surpresa e destaque deste domingo foi o diretor sul-coreano Boon Joon Ho, de Parasita.

Ele subiu no palco do Oscar 4 vezes para receber os prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Filme. Vale destacar que ele era favorito absoluto apenas na segunda categoria.

Com as vitórias, o cineasta desbancou nomes já consagrados do cinema, como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, além do favorito Sam Mendes.

O filme intrigante de Boon Joon Ho fez história no Oscar como o primeiro longa internacional a vencer a principal categoria da premiação.

Nas categorias principais de atuação, Joaquin Phoenix e Renée Zellweger foram os vencedores, confirmando o favoritismo nessa temporada de premiações.

Phoenix repetiu o que fez anteriormente em outras premiações e aproveitou seu espaço para falar sobre uma causa que ele acredita: o veganismo. Zellweger, por outro lado, fez um discurso emocionado e revelou ser uma honra ter concorrido ao lado de Scarlett Johansson, Cynthia Erivo, Charlize Theron e Saiorse Ronan - que também estavam na disputa. Como coadjuvantes, os favoritos Brad Pitt e Laura Dern saíram como vencedores.

A representante brasileira no Oscar Petra Costa não levou a melhor na categoria Melhor Documentário. O prêmio foi entregue para o favorito da noite: Indústria Americana. O documentário contou com a produção executiva do casal Barack e Michelle Obama .

Indústria Americana era o grande favorito para a vitória, ao lado de Honeyland. Na noite anterior, durante o Spirit Awards, o documentário dos Obama bateu a produção da Macedônia do Norte e deixou mais certo o caminho para Julia Reichert e Steven Bognar, diretores da produção, colocarem as mãos na estatueta mais cobiçada do cinema.

+ Leia mais: Relembre as apresentações musicais mais icônicas da história do Oscar

Ainda, uma das primeiras surpresas da noite foi a vitória do filme Ford vs Ferrari como Melhor Edição de Som. O favoritismo era para o filme de guerra 1917. Ao final, o longa de James Mangold encerrou o Oscar com duas estatuetas: Melhor Edição de Som e Melhor Montagem.

A produção de Sam Mendes, que chegou na cerimônia como favorita da Academia, finalizou a noite com 3 estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais.

+ Leia mais: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara do Oscar

O Escândalo, filme que transformou Charlize Theron em Megyn Kelly, venceu a categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, que também era o favorito para a categoria.

Para a produção, o maquiador Kazu Hiro usou algumas técnicas inusitadas para mudar a aparência da atriz. De acordo com ele, a pré-produção durou mais ou menos um mês e meio. Ele fez um molde tridimensional de Theron e depois analisou imagens da atriz e da repórter Kelly para observar os traços mais marcantes e as diferenças entre elas. Para transformar Charlize, o profissional usou próteses em em seu maxilar, pálpebras e nariz.

Coringa, que concorria em 11 categorias, finalizou a noite com duas vitórias: Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora Original

 

 

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

parasita Oscar

Leia também

"Barbie" fará campanha para Melhor Roteiro Original no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" e filme de Claudinho e Buchecha são pré-selecionados para o Oscar 2024


"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e filme de Claudinho e Buchecha podem disputar o Oscar 2024


Jane Fonda atira prêmio na cabeça de diretora no Festival de Cannes


Cannes 2023: Filme brasileiro sobre aborto é selecionado para a Semana da Crítica