Kleber Mendonça Filho, codiretor de Bacurau com Juliano Dornelles, compartilhou foto ao lado de Bong Joon Ho, de Parasita, para comemorar a vitória do colega no Oscar 2020 - Reprodução/Twitter
OSCAR 2020

Kleber Mendonça Filho, de Bacurau, parabeniza Parasita por vitória no Oscar 2020: "Sensacional filme gringo tomar Hollywood"

Longa sul-coreano fez história ao se tornar a primeira produção em língua não-inglesa a vencer Melhor Filme

Redação Publicado em 10/02/2020, às 08h53 - Atualizado às 08h57

Na noite do domingo (9), aconteceu a 92ª cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar, em Los Angeles, na Califórnia, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Na edição deste ano, Coringa concorreu em 11 categorias, liderando a disputa, seguido por longas como O Irlandês, 1917 e Era Uma Vez em... Hollywood, com dez indicações cada. Concorreram também História de um Casamento, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres e Parasita, que saiu da premiação com o grande prêmio da noite, o de Melhor Filme, alcançando feito inédito ao se tornar a primeira produção em língua não-inglesa a vencer a categoria.

+ Leia mais: Parasita faz história no Oscar 2020 e é o primeiro filme em língua não-inglesa a vencer Melhor Filme; confira a lista completa de vencedores

Pelo Twitter, o diretor Kleber Mendonça Filho, de Bacurau, parabenizou o diretor Bong Joon Ho, que também se consagrou o Melhor Diretor da noite, e mostrou-se empolgado pela vitória de Parasita: "Sensacional Parasita, filme gringo, tomar Hollywood", escreveu. "Parabéns Bong e equipe. Esses prêmios ensinam a toda uma nova geração que filmes também são falados em outras línguas que não apenas o inglês. E que o jeito de filmar histórias pode ser outro".

Sensacional PARASITA filme gringo tomar Hollywood. Parabéns Bong e equipe. Esses prêmios ensinam a toda uma nova geração que filmes também são falados em outras línguas que não apenas o inglês. E que o jeito de filmar histórias pode ser outro. ❤️🍷✌🏼

— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) February 10, 2020

+ Leia mais: Além da consagração de Parasita, confira todos os detalhes da 92ª edição do Oscar

Em outra publicação, o diretor ainda fez questão de elogiar a indústria cinematográfica coreana e fazer uma crítica ao cinema brasileiro: "Bom saber que o cinema coreano tem forte investimento público (dinheiro público) em formação, produção e exibição. E lá filme de boneco americano também passa, mas não toma 93% das salas porque isso é proibido, tem lei de proteção ao filme nacional. Como deve ser".

Bom saber que o cinema coreano tem forte investimento público (dinheiro público) em formação, produção e exibição. E lá filme de boneco americano também passa, mas não toma 93% das salas porque isso é proibido, tem lei de proteção ao filme nacional. Como deve ser.

— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) February 10, 2020

+ Leia mais: De surpresa, Eminem apresenta Lose Yourself, música premiada de 8 Mile: Rua das Ilusões, no Oscar 2020

Parasita conta a história de uma família desempregada e vivendo em um porão, sob as piores condições possíveis. Por sorte, um amigo da família acaba viajando para fora do país e indica o filho para ensinar inglês a uma garota de uma família rica.

Espertos e com a ajuda do filho, eles começam a se infiltrar na casa da família. No entanto, a situação, que até então parecia inabalável, começa a ficar problemática quando eles descobrem um segredo enterrado em meio ao luxo dos patrões.

+ Leia mais: Como em Hair Love, vencedor do Oscar, mulheres negras deixam de escondê-los e celebram o amor por seus cabelos

O longa é dirigido por Bong Joon-Ho, de Okja e Expresso do Amanhã, e conquistou quatro das seis categorias às quais foi indicado no Oscar 2020: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


premiação Oscar 2020 Oscar

Leia também

"Barbie" fará campanha para Melhor Roteiro Original no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" e filme de Claudinho e Buchecha são pré-selecionados para o Oscar 2024


"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e filme de Claudinho e Buchecha podem disputar o Oscar 2024


Jane Fonda atira prêmio na cabeça de diretora no Festival de Cannes


Cannes 2023: Filme brasileiro sobre aborto é selecionado para a Semana da Crítica