Bong Joon Ho vence o prêmio de Melhor Diretor por Parasita - Divulgação
OSCAR 2020

Bong Joon Ho é eleito Melhor Diretor por Parasita no Oscar 2020: "Eu pensei que já tinha acabado"

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece em Los Angeles na noite de domingo (9)

Redação Publicado em 10/02/2020, às 00h58

Na noite deste domingo (9), acontece a 92ª cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar, em Los Angeles, na Califórnia, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Na edição deste ano, Coringa concorre em 11 categorias, liderando a disputa, seguido por longas como O Irlandês, 1917 e Era Uma Vez em... Hollywood, com dez indicações cada. Concorrem também História de um Casamento, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres, Parasita, Dois Papas e Democracia em Vertigem, documentário que representa o Brasil na disputa.

+ Leia mais: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara do Oscar

Na categoria de Melhor Diretor, o prêmio foi para Bong Joon Ho por Parasita, vencendo Martin Scorsese (O Irlandês), Quentin Tarantino (Era Uma Vez em... Hollywood), Todd Phillips (Coringa) e Sam Mendes (1917).

"Depois de vencer o prêmio de Melhor Filme Internacional, pensei que já tinha acabado e eu descansaria", declarou ao receber o prêmio. Ele ainda fez referência a Martin Scorsese e revelou que estudava os seus filmes na faculdade de cinema.

A menção ao nome do diretor de O Irlandês fez com que todos os presentes se levantassem para aplaudir Scorsese. Joon Ho ainda disse que só de ser indicado com o colega é uma honra e, mencionando os demais concorrentes, pediu uma serra à produção do evento para dividir a estatueta de ouro e compartilhar os pedaços com os colegas.

#Oscars Moment: Bong Joon Ho accepts the Oscar for Best Directing for @ParasiteMovie. pic.twitter.com/b7t6bYGdzw

— The Academy (@TheAcademy) February 10, 2020

+ Leia mais: Selfie de famosos, vencedor errado e outros momentos marcantes do Oscar

Parasita conta a história de uma família desempregada e vivendo em um porão, sob as piores condições possíveis. Por sorte, um amigo da família acaba viajando para fora do país e indica o filho para ensinar inglês a uma garota de uma família rica.

Espertos e com a ajuda do filho, eles começam a se infiltrar na casa da família. No entanto, a situação, que até então parecia inabalável, começa a ficar problemática quando eles descobrem um segredo enterrado em meio ao luxo dos patrões.

O longa é dirigido por Bong Joon Ho, de Okja e Expresso do Amanhã, e foi indicado a seis categorias no Oscar 2020: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Design de Produção.

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


premiação parasita Bong Joon Ho Oscar 2020 Oscar

Leia também

"Barbie" fará campanha para Melhor Roteiro Original no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" e filme de Claudinho e Buchecha são pré-selecionados para o Oscar 2024


"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e filme de Claudinho e Buchecha podem disputar o Oscar 2024


Jane Fonda atira prêmio na cabeça de diretora no Festival de Cannes


Cannes 2023: Filme brasileiro sobre aborto é selecionado para a Semana da Crítica