Indústria Americana vence o Oscar de Melhor Documentário - Divulgação
OSCAR 2020

Democracia em Vertigem perde e Indústria Americana conquista o prêmio de Melhor Documentário no Oscar 2020

Cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em Los Angeles na noite de domingo (9)

Redação Publicado em 09/02/2020, às 23h13

Na noite deste domingo (9), acontece a 92ª cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar, em Los Angeles, na Califórnia, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Na edição deste ano, Coringa concorre em 11 categorias, liderando a disputa, seguido por longas como O Irlandês, 1917 e Era Uma Vez em... Hollywood, com dez indicações cada. Concorrem também História de um Casamento, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres, Parasita e Dois Papas.

+ Leia mais: Oscars So White, Time's Up e outros movimentos que mudaram a cara do Oscar

Na disputa pela Oscar de Melhor Documentário, Democracia em Vertigem perdeu a estatueta de ouro para Indústria Americana, que conta a história de uma empresa chinesa que reabre uma fábrica em Ohio, trazendo esperança ao povo, mas os conflitos culturais podem destruir esse sonho americano. The Cave, For Sama e Honeyland também disputavam.

#Oscars Moment: Steven Bognar, Julia Reichert and @JeffReichert9 accept the Oscar for Best Documentary Feature: "American Factory" (@afactoryfilm). pic.twitter.com/p4cWdVWm5S

— The Academy (@TheAcademy) February 10, 2020

+ Leia mais: Selfie de famosos, vencedor errado e outros momentos marcantes do Oscar

Em Democracia em Vertigem, Petra Costa, diretora de Elena e Olmo e a Gaivota, revisita o Brasil recém-saído da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) e mostra a cara do Brasil desde a reinstauração do regime democrático no país.

Com uma visão bastante particular, Petra passeia pelos governos de Luís Inácio Lula da Silva, a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores (PT) chegou à presidência do Brasil, seguindo para o governo de Dilma Rousseff, a partir de 2010, e o impeachment da presidente, em 2016, que colocou Michel Temer no cargo mais alto do país.

As manifestações de junho de 2013, batizadas de Jornadas de Junho; o início da Operação Lava-Jato e a aderência dos brasileiros ao combate à corrupção; as manifestações e os bastidores do impeachment da presidente; a ascensão política de Jair Bolsonaro; e a prisão de Lula, em 2018, sob o âmbito da Lava-Jato, também aparecem no documentário.

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Netflix premiação democracia em vertigem indústria americana Oscar 2020 Oscar

Leia também

"Barbie" fará campanha para Melhor Roteiro Original no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024


"Retratos Fantasmas" e filme de Claudinho e Buchecha são pré-selecionados para o Oscar 2024


"Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e filme de Claudinho e Buchecha podem disputar o Oscar 2024


Jane Fonda atira prêmio na cabeça de diretora no Festival de Cannes


Cannes 2023: Filme brasileiro sobre aborto é selecionado para a Semana da Crítica