10 filmes que completam dez anos em 2022 - Divulgação/Summit Entertainment/Sony Pictures/Lions Gate Entertainment
LISTA

10 filmes que completam uma década em 2022

Lista vai do capítulo final da saga "Crepúsculo" ao primeiro filme da franquia "Jogos Vorazes"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/01/2022, às 08h00

Um dos exercícios favoritos de quem acompanha o cinema ano a ano é recordar, certo tempo depois, quais filmes que foram lançados há anos permaneceram com carinho - ou não - na nossa memória afetiva e também quais resistiram ao tempo.

Por isso, o CineBuzz preparou uma lista com dez filmes que comemoram aniversário de dez anos de lançamento em 2022. Todos foram lançados nos cinemas ou em festivais em 2012. E caso você não tenha assistido a algum deles ainda, não se preocupe: todos estão nos streamings.

Pela lista, podemos perceber que 2012 foi um ano forte para as franquias e, consequentemente, para os filmes blockbusters - tanto que "Titanic" foi relançado em 3D em vários cinemas mundo afora arrecadando mais de 350 milhões de dólares em bilheteria. Confira a lista a seguir:

 

Divulgação/Summit Entertainment

 

Começando a lista com um filme que encerrava uma saga. "Amanhecer - Parte 2" foi o capítulo final de uma franquia que fez muitas jovens suspirarem por Edward Cullen (Robert Pattinson) e torcerem pelo amor entre o vampiro e Isabella Swan (Kristen Stewart).

Dez anos depois, o filme ainda sobrevive com carinho na memória de muitos e o casal protagonista deu uma reviravolta em suas carreiras.

ONDE ASSISTIR: Netflix

 

Divulgação/Warner Bros.

 

Mais um filme de encerramento. E mais um filme de morcego. "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" foi a despedida de Christian Bale como o Homem-Morcego. O longa dirigido por Christopher Nolan tinha a missão quase impossível de superar o anterior, "Batman: O Cavaleiro das Trevas", de 2008.

Não conseguiu, mas deu um final digno à trilogia, que ainda hoje é uma referência dentro do gênero de super-heróis. O filme ainda fechou o ano como a terceira maior bilheteria mundial.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

 

Divulgação/Sony Pictures

 

E por falar em super-heróis, enquanto o Homem-Morcego se despedia, quem dava as boas-vindas era o Homem-Aranha de Andrew Garfield. O personagem é mais quisto pelos fãs do que o filme em si, tanto que sua aparaição em "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" fez com que muitos fãs pedissem um novo filme com o teioso de Garfield.

Apesar das críticas, o filme ainda conseguiu ir bem nas bilheterias, encerrando entre as dez maiores daquele ano.  

ONDE ASSISTIR: HBO Max

 

Divulgação/Lionsgate Films

 

2012 pode não ter sido um ano tão produtivo para o terror, mas ao menos parte dos entusiastas do gênero recordam com carinho de "O Segredo da Cabana", longa protagonizado por Chris Hemsworth, que mistura terror e comédia numa roupagem trash que dividiu opiniões. Você está de qual lado? Gosta ou odeia?

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video

 

Divulgação/Marvel Studios

 

Chris Hemsworth aparece em outro blockbuster de 2012: "Os Vingadores", a maior bilheteria daquele ano. O longa da Marvel dirigido por Joss Whedon arrecadou mais de 1 bilhão e meio de dólares no mundo todo e é celebrado, até hoje, como o filme que virou a página do Universo Cinematográfico da Marvel. 

ONDE ASSISTIR: Disney+

 

Divulgação/Summit Entertainment

 

Emma Watson já havia se despedido de sua Hermione quando estrelou "As Vantagens de Ser Invisível", um drama sobre as dificuldades de ser adolescente e que foi um dos precursores desse estilo de filmes. Depois dele vieram "A Culpa é das Estrelas", "Se Eu Ficar", "O Maravilhoso Agora" e muitos outros.

ONDE ASSISTIR: Netflix

 

Divulgação/MGM

 

Considerado por muitos como o melhor filme de Daniel Craig no papel de James Bond, "007 - Operação Skyfall" também foi um sucesso de bilheteria em 2012, ficando atrás apenas da arrecadação mundial de "Os Vingadores".

Em 2021, o ator se despediu do papel em "007 - Sem Tempo para Morrer". Quem será o próximo 007?

ONDE ASSISTIR: Telecine

 

Divulgação/Nordisk Film

 

Mads Mikkelsen, atualmente está na franquia "Animais Fantásticos e Onde Habitam", mas em 2012 ele estrelava "A Caça", drama dinamarquês que lhe rendeu o prêmio de Melhor interpretação masculina no Festival de Cannes daquele ano.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video

 

Divulgação/The Cinema Guild

 

Em 2012, "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça Filho ("Bacurau" e "Aquarius"), fazia sua estreia no Festival de Roterdã. O filme foi o candidato do Brasil a uma vaga no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2014, mas ficou de fora da disputa.

Em 2015, o filme entrou na lista de "100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos" feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

ONDE ASSISTIR: Netflix

 

Divulgação/Lions Gate Entertainment

 

E vamos encerrar a lista com o primeiro filme de "Jogos Vorazes", franquia protagonizada por Jennifer Lawrence ("Não Olhe para Cima"), que também encerrou 2012 como uma das dez maiores bilheterias do ano.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

 


Crepúsculo Jogos Vorazes O Espetacular Homem-Aranha 007 - Operação Skyfall A Caça O Segredo da Cabana Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge Os Vingadores o som ao redor As Vantagens de Ser Invisível

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes