Em formato híbrido, Mostra de São Paulo anuncia programação de sua 45ª edição - Divulgação/Searchlight Pictures/NEON/Universal Studios
FESTIVAL

Com vencedor da Palma de Ouro entre destaques, 45ª Mostra de São Paulo divulga filmes selecionados

Sessões acontecerão em formato híbrido entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 09/10/2021, às 12h54 - Atualizado às 12h55

Após uma edição inteiramente virtual em 2020, a Mostra de São Paulo voltará ao circuito das salas de cinema em 2021 numa edição que acontecerá em formato híbrido, entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, com sessões virtuais nas plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play, além de 15 espaços da cidade de São Paulo.

A seleção de filmes desse ano, divulgada neste sábado (09) em coletiva de imprensa apresentada por Renata de Almeida, faz um apanhado do cinema contemporâneo mundial produzido e exibido sob o impacto da pandemia que atingiu a indústria cinematográfica em todos os continentes.

Dentre os 264 títulos da seleção da 45ª Mostra, mais de 80 filmes têm direção assinada por mulheres, e algumas delas conquistaram importantes prêmios e destaques nos principais festivais internacionais.

Dentre os principais destaques da seleção deste ano estão "Titane", filme diretora Julia Ducournau e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano; "A Crônica Francesa", de Wes Anderson; "Annette", que rendeu a Leos Carax o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes também deste ano; "Memória", do cineasta Apichatpong Weerasethakul, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes, entre outros.

ABERTURA

Diferente das edições anteriores, a Mostra deste ano terá sessões de abertura simultâneas no dia 20 de outubro em dez salas de cinemas da cidade. Confira a programação: 

Os ingressos começam a ser vendidos a partir do dia 18 de outubro, segunda-feira, pelo app da Mostra Internacional.

A seleção completa está disponível no site da Mostra.

SESSÕES PRESENCIAIS

As sessões presenciais seguirão rígidos protocolos de segurança contra a covid-19:

A programação de filmes nos cinemas estabelece um intervalo de 30 minutos entre as sessões para que as salas sejam completamente higienizadas e os cinemas disponibilizarão álcool em gel. Após o término de cada sessão, o público deverá respeitar a ordem de saída, começando pela última fileira, evitando aglomeração.

MOSTRA BRASIL

Cerca de 40 títulos brasileiros integram a seleção da Mostra Brasil. Os longas estão divididos nas seções Apresentação Especial, Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional. As produções brasileiras desta 45ª edição são inéditas, finalizadas entre 2020 e 2021, com exceção dos títulos restaurados.

JÚRI

O júri da Mostra será composto pela cineasta Beatriz Seigner ("Los Silencios"), pela diretora de arte e professora Carla Caffé, e pelo diretor e roteirista Joel Zito Araújo.

RETROSPECTIVA PAULO ROCHA

O diretor português Paulo Rocha ganhará uma homenagem póstuma com uma retrospectiva de sete de seus filmes, entre os quais "Os Verdes Anos", "A Ilha dos Amores", "Mudar de Vida", e o longa "A Távola do Rocha", dirigido por Samuel Barbosa, que foi assistente do diretor.

PARCERIA ACNUR | MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Em parceria com a ACNUR - Agência da ONU para Refugiados e com o Museu da Imigração, a 45ª Mostra programou títulos que abordam o deslocamento humano forçado como tema, entre os quais, "Pegando a Estrada" (Hit the Road), do iraniano Panah Panahi e "7 Prisioneiros", de Alexandre Moratto, com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro.

Os filmes serão exibidos no Museu da Imigração nos dias 22 e 23 de outubro, com ingressos no valor de R$10.

PRÊMIO LEON CAKOFF

A diretora brasileira Helena Ignez será homenageada com o Prêmio Leon Cakoff e com o lançamento do livro "Helena Ignez, atriz experimental", de Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira.

SESSÕES GRATUITAS E PROMOCIONAIS

As sessões do Vão Livre do Masp, Vale do Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes serão gratuitas. Filmes exibidos nas plataformas Sesc Digital e Itaú Cultural Play também serão gratuitos.

As sessões do circuito Spcine (Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Roberto Santos) e no Museu da Imigração terão valores promocionais.

INGRESSOS

Este ano, a Mostra terá dois tipos de pacotes de ingresso: os exclusivos para as exibições digitais e outros apenas para as sessões presenciais. Alguns títulos da seleção serão exibidos com exclusividade nos cinemas.

O valor dos ingressos e pacotes estão disponíveis no site da Mostra. 

PÔSTER E VINHETA

Todos os anos a Mostra Internacional de Cinema convida um artista ou cineasta para fazer a arte do pôster do ano. Nomes como Laurie Anderson, Marco Bellochio, Martin Scorsese e Wim Wenders assinaram o cartaz do evento em diferentes edições. A arte do pôster da 45ª edição é assinada pelo artista brasileiro Ziraldo

Divulgação/Mostra de São Paulo/Ziraldo

 

A vinheta deste ano foi produzida por Amir Admoni. A trilha sonora foi composta por André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza (MONDO). Confira:


45ª Mostra Mostra de SP

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes