Joaquin Phoenix em cena de Coringa - Divulgação/Warner Bros.
Já vimos!

Análise: O problema de Coringa é que nós estamos em Gotham

Filme prova ser irresponsável quando uma plateia ri de uma piada tosca com minorias logo após um assassinato frio

Pedro Rocha Publicado em 27/09/2019, às 16h20 - Atualizado às 17h03

Atenção: o texto a seguir contém spoilers sobre o filme Coringa.

No mundo fictício em que o novo filme Coringa, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (3), se ambienta, a cidade de Gotham está em caos. Abandonada pelo poder público, uma greve deixa a cidade entregue a ratos gigantes e à violência.

Falta emprego, falta segurança, falta empatia. É Gotham, na ficção, mas poderia ser qualquer lugar do mundo, na realidade, em 2019. E é aí onde mora o perigo do filme.

Sorriso de Joaquin Phoenix em Coringa. (Divulgação/Warner Bros.)

 

Tudo que tem se falado sobre Coringa incitar a violência é verdade. O discurso vendido no longa de Todd Phillips é de ir contra o sistema, se rebelar. Tumultos e protestos violentos na ficção podem se tornar realidade. Assassinatos a sangue frio são comemorados no filme e podem correr o risco de serem aplaudidos também do lado de fora das telonas.

++ Rede de cinemas dos Estados Unidos proíbe fãs fantasiados de Coringa nas sessões do filme

Não é alarmismo e o problema não é o incrível Coringa/Arthur Fleck, vivido impecavelmente por Joaquin Phoenix, que merece todos os prêmios de atuação que puder concorrer. É tudo que está ao redor dele. O Coringa é o mais famosos, mais temido e mais louco vilão do Batman. É esperado que ele cometa insanidades, sem escrúpulos ou remorso. O que não se espera é que suas maldades e transgressões sejam aplaudidas, dentro e fora das telas.

Joaquin Phoenix em cena de Coringa. (Divulgação/Warner Bros.)

 

Sabe a expressão “bater palma para maluco dançar”? É literalmente o que acontece em Coringa, com o perdão do pequeno spoiler. Ele mata poderosos, as pessoas se sentem representadas e começam a celebrar o palhaço, que vira um símbolo de “resistência” tal qual a máscara de Dalí em La Casa de Papel. É perigosos e irresponsável.

++ Antes de Joaquin Phoenix: Jared Leto, Heath Ledger e outros atores que já viveram o Coringa

Alguém pode alegar que a mentalidade violenta dos moradores de Gotham não corresponde à da humanidade em 2019, mas a prova de que o nosso mundo é o mesmo da ficção veio na sessão para a imprensa do filme, da qual participou a Exitoína Brasil. Sem muitos spoilers, há no longa um assassinato a sangue frio e, logo em seguida, uma situação em que um anão sofre para alcançar um objeto. A cena é pesada, beira o gore, mas muitas pessoas gargalham com o anão. Sim, em pleno 2019 o filme não só faz piada com anões como pessoas ainda riem dela.

++ Warner Bros. nega que Coringa incentive a violência ao se retratar sobre controvérsias do filme

Phillips rebate toda e qualquer crítica ao seu longa que diga que ele incita a violência. Bem, em determinado momento, o Coringa confronta o apresentador de TV Murray Franklin (Robert De Niro) e diz que pessoas ricas, como ele, não o enxergam, não se colocam no lugar do povo. Talvez, o senhor Phillips também esteja preso em seu mundo e não consiga enxergar os alarmantes paralelos entre a sua ficção e a realidade.

Robert DeNiro em Coringa. (Divulgação/Warner Bros.)

 

O filme é tão problemático que é até difícil curtir as partes boas quando elas aparecem, como a relação de Arthur com Thomas (Brett Cullen) e Bruce Wayne (Dante Pereira-Olson), a trama envolvendo sua mãe (Frances Conroy) e as cenas no Asilo Arkham, a famosa instituição de saúde mental de Gotham.

++ Coringa: Exército dos Estados Unidos é notificado sobre risco de ataques em sessões do filme

Por falar em Thomas Wayne, ele é parte fundamental da narrativa.

E, aqui, é necessário um grande spoiler. Se não quiser ser surpreendido, pare de ler por aqui.

Candidato a prefeito de Gotham, ele se torna uma das figuras mais odiadas da cidade ao dizer, publicamente, que as pessoas revoltadas realmente se sentem como palhaços. É o seu comentário que gera a grande onda de protestos violentos e que culmina com a sua morte e a de sua esposa, Martha, em frente ao filho Bruce. Sim, a clássica cena da morte dos pais do Batman é novamente encenada nas telonas.

++ Familiares de vítimas de massacre em sessão de Batman estão preocupados com o filme Coringa

O problema nesta nova cena é que o contexto muda totalmente. Bruce Wayne se torna o Batman para combater a criminalidade que matou seus pais quando criança. Em Coringa, porém, Thomas Wayne foi morto por ser, ele, um dos grandes responsáveis pelo caos em Gotham. Como fica, então, a motivação de Bruce? É importante renovar franquias antigas, mas é importante também que as mudanças nas histórias sejam bem-feitas.

Robert De Niro DC Comics Todd Phillips Coringa Joaquin Phoenix Gotham Batman

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes