"Barbenheimer": Uma inusitada convergência para o sucesso? - Reprodução
NOVIDADE

"Barbenheimer": uma inusitada convergência para o sucesso?

"Barbie" e "Oppenheimer", com duas propostas diferentes, disputam a atenção de cinéfilos ao redor do mundo

Luisa Eduarda Dias | @zz.luisa - Publicado em 20/07/2023, às 14h00

De um lado, um mundo cor-de-rosa, que tem como personagem principal a boneca mais famosa do mundo. Do outro, um suspense de guerra sombrio sobre a criação da bomba atômica, com a assinatura de um dos mais badalados diretores da atualidade. Mas o que um tem a ver com o outro?

Bom, "Barbie" e "Oppenheimer", além de serem de dois grandes estúdios - Warner Bros. Pictures e Universal Pictures -, comandados por dois grandes cineastas - Greta Gerwig, de "Lady Bird: A Hora de Voar" e "Adoráveis Mulheres", e Christopher Nolan, de "A Origem" e "Interestelar" - e com elencos repletos de estrelas, ambos chegam aos cinemas nesta quinta-feira, dia 20 de julho. 

Os longas apresentam propostas completamente diferentes e direcionadas a públicos distintos. Porém, organicamente, eles adotaram uma estratégia inédita: estimular o público a assistir a uma sessão dupla.

O movimento agitou as redes sociais e o chamado "Barbenheimer" (também conhecido como "Barbieheimer", "Oppenbarbie" e outras variações) viralizou através de muitos e muitos memes, o que deve ajudar a lotar as salas de cinemas ao redor do mundo nos próximos dias.

 

Disputa não é inédita

É claro que essa não é a primeira vez que um fenômeno desse tipo acontece. O próprio Christopher Nolan, há exatos 15 anos, esteve envolvido em uma "batalha" contra "Mamma Mia!", que estreou no mesmo dia que o seu "Batman: O Cavaleiro das Trevas". Ambos se tornaram sucessos absolutos de crítica, público e bilheteria, provando que uma disputa saudável pode render bons frutos.

Antes já havíamos visto, há 20 anos, a briga entre "A Liga Extraordinária" e "Piratas do Caribe" e, antes dessa, em 1990, com "Os Donos da Rua" e "Caçadores de Emoção", e em 1982, com "Blade Runner" e "O Enigma de Outro Mundo".

E, na sua opinião, quem vence a batalha? “Barbie”, com o seu mundo colorido e enredo mais divertido e descontraído; ou “Oppenheimer”, com um assunto mais sério, baseado em fatos reais, que conta com uma fotografia mais sombria?

"Barbenheimer": Quem leva a disputa pela sua preferência?

Em "Barbie", a boneca mais famosa do mundo começa a desconfiar que o seu mundo perfeito - onde não existem banhos gelados, pesadelos ou pés chatos - não é mais tão perfeito quanto ela pensava. Assim, para que as coisas voltem a ser como eram, ela decide partir em uma viagem para o Mundo Real, o que acaba complicando ainda mais as coisas. Confira o trailer:

Já em "Oppenheimer", conhecemos a história de J. Robert Oppenheimer (Murphy), físico americano que ficou conhecido como o "pai da bomba atômica", mostrando o papel fundamental de Oppenheimer no desenvolvimento da arma durante a Segunda Guerra Mundial. Assista à prévia do filme:

 


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Barbenheimer Oppenheimer Ryan Gosling Margot Robbie Christopher Nolan barbie greta gerwig

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"