Bob Iger retorna como CEO da Disney em substituição a Bob Chapek - Divulgação/Getty Images: Charley Gallay
NOVIDADE

Bob Iger substitui Bob Chapek e retorna como CEO da Disney

Os dois anos da gestão de Bob Chapek foram considerados desastrosos

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 21/11/2022, às 12h22 - Atualizado às 12h23

Bob Iger, executivo que comandou a Disney entre 2005 e 2020 antes de ser substituído por Bob Chapek, retornou ao cargo de CEO do estúdio.

O anúncio foi feito na noite deste domingo (20) pela própria empresa e vem após um período turbulento de quase três anos em que Chapek não atingiu várias metas de lucro estabelecidas por Wall Street, além de ter enfrentado uma série de polêmicas e os desafios logísticos da pandemia de covid-19.

Chapek assumiu a posição de CEO em fevereiro de 2020, pouco antes da chegada da pandemia, que levou a um período sem precedentes de fechamento de parques temáticos e cinemas.

O executivo também foi visto como o principal responsável por levar a briga entre a Disney e a atriz Scarlett Johansson para os tribunais, após a atriz protestar contra o lançamento de "Viúva Negra" diretamente no streaming.

Durante a administração de Chapek também veio à tona o fato da Disney ter feito doações a políticos americanos favoráveis a projetos de lei LGBTQIA+fóbicos. Após evitar uma condenação direta de tais projetos, Chapek sofreu pressão interna, incluindo uma carta aberta de funcionários da Pixar alegando censura prévia em filmes do estúdio de animação, e externa para mudar a sua posição.

Iger, por sua vez, supervisionou a Disney durante um período de intensa expansão e sucesso financeiro - foi sob o comando dele que o estúdio comprou a Pixar, o Marvel Studios, a Lucasfilm e a Fox, por exemplo. Embora sua gestão não tenha sido impermeável a polêmicas, Iger é amplamento considerado um gestor mais diplomático e flexível do que Chapek.

"Estou extremamente otimista sobre o futuro desta grande empresa, e muito animado por ter sido chamado pela diretoria para retornar como CEO. Disney e suas marcas e franquias incomparáveis têm um lugar especial nos corações de muitas pessoas ao redor do mundo - mais especialmente nossos funcionários, cuja dedicação a essa empresa e sua missão me inspira todos os dias", disse o novo CEO em comunicado oficial.

Qual foi o melhor filme de 2022 até agora? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 

Bob Chapek Disney Bob Iger

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"