Cartaz de filme de Quentin Tarantino entra em disputa por direitos autorais - Miramax
EITA!

Cartaz de filme de Quentin Tarantino entra em disputa por direitos autorais

Autor da foto alega que a Miramax utilizou a imagem em "incontáveis ​​produtos de consumo"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 13/09/2021, às 17h41

Os créditos pela foto icônica de Uma Thurman que estampa o cartaz de "Pulp Fiction: Tempo de Violência", longa de Quentin Tarantino, lançado em 1994, estão em disputa judicial. O fotógrafo Firooz Zahedi é o reclamante dos direitos. A informação é do The Hollywood Reporter.

De acordo com a versão de Zahedi, ele fotografou Uma Thurman em seu estúdio particular em 7 de abril de 1994 e, agora, está atrás da Miramax, distribuidora do longa, por usar seu trabalho em "incontáveis ​​milhares de produtos de consumo".

Para a Miramax, Zahedi estava cumprindo a visão de outra pessoa sob um contrato de trabalho por aluguel. O problema é que, segundos funcionários da Disney e da Miramax, a documentação que provava isso desapareceu.

No processo Zahedi alega ter recebido US$ 10.000 por seu trabalho - valor que alega estar "muito abaixo" de sua remuneração padrão. Ele aceitou, acrescenta, porque gostou do roteiro e foi prometido que teria liberdade para executar o seu conceito.

A Miramax decidiu reivindicar a propriedade da foto com uma história diferente. Antes mesmo de Zahedi estar envolvido, uma equipe de marketing da Miramax discutiu ideias e chegou ao conceito de usar Uma Thurman como uma personagem femme fatale, com adereços em uma cama e criou um conjunto de esboços.

Então, Zahedi teria sido contratado "seguindo os esboços criados pela Miramax" e, eventualmente, o pôster do filme obteve a aprovação de superiores, incluindo Harvey Weinstein, Quentin Tarantino e seu parceiro de produção, Lawrence Bender.

Zahedi alega ainda que foi ele quem teve “todas as decisões criativas” nas fotografias. “Zahedi sempre foi creditado como o autor da dita fotografia, até mesmo na campanha publicitária do filme”, acrescentou seu advogado.

Em 2003, a Miramax registrou o pôster de "Pulp Fiction" no Copyright Office, declarando em seu requerimento que não estava reivindicando a autoria ou propriedade da Fotografia Zahedi.


Pulp Fiction Quentin Tarantino Uma Thurman

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes