Cinemateca reabrirá com mostra dedicada ao ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão - Divulgação/Carolina Moraes
NOVIDADE

Cinemateca reabrirá com mostra dedicada ao ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão

A Praga, restaurado e finalizado por Eugenio Puppo, será exibido na sexta-feira, dia 13 de maio

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 05/05/2022, às 14h01

Após um longo período de interrupção, a Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação e difusão do maior acervo audiovisual do país, reabrirá suas portas para o público nos dias nos dias 13, 14 e 15 de maio.

No primeiro dia do evento, serão exibidos o média-metragem "A Praga" (1980), restaurado, editado e finalizado pelo produtor Eugenio Puppo, que descobriu as latas do filme perdidas no escritório do cineasta, em 2007, e também o curta-metragem "A Última Praga de Mojica" (2021), dirigido por Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira, que narra esse processo.

"A Praga" foi quase todo filmado em super-8, em 1980, mas permaneceu inacabado por mais de 20 anos por falta de recursos. Puppo juntou os originais, filmou cenas adicionais, incluindo o retorno de Mojica como Zé do Caixão apresentando a história, dublou as falas através de leitura labial, inseriu efeitos visuais, editou e supervisionou o processo de pós-produção.

Após a morte de Mojica, em fevereiro de 2020, Puppo finalizou o média-metragem que foi apresentado pela primeira vez em outubro do ano passado, no Festival de Cinema de Sitges, na Espanha, considerado um dos maiores eventos de horror do mundo.

O filme conta a história de Juvenal que, durante um passeio com sua esposa Marina, tira fotos de uma estranha senhora que revela ser uma bruxa e o amaldiçoa.

O fim de semana segue com filmes pouco exibidos do mestre do terror brasileiro: "A Encarnação do Demônio", que fecha saga da personagem Zé do Caixão; "Trilogia de Terror", filme em episódios que codirigiu com Ozualdo Candeias e Luís Sérgio Person; "O Despertar da Besta", com seu terror psicodélico e olhar cínico sobre jogos de poder; e "Exorcismo Negro", um pesadelo metalinguístico em que criador enfrenta sua criatura.

No sábado, 14 de maio, às 16h, a vida e obra do cineasta serão discutidas em uma mesa com o biógrafo de Mojica, André Barcinski, e com dois dos realizadores de "A Encarnação do Demônio", o cineasta, produtor e editor Paulo Sacramento e o roteirista e diretor Dennison Ramalho.

Confira a programação:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Zé do Caixão Cinemateca Brasileira

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes