"Conhecimento": curta de animação em homenagem a Marielle Franco terá narração de sua irmã, Anielle - Openthedoor
HOMENAGEM

"Conhecimento": curta de animação em homenagem a Marielle Franco terá narração de sua irmã, Anielle

Filme de Luciano Lagares será lançado no YouTube no dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 23/08/2021, às 14h19

"Conhecimento", curta-metragem em animação de Luciano Lagares, terá a narração de Anielle Franco, irmã da socióloga e vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, no Rio de Janeiro.

Finalizado em 2018, originalmente em inglês sob o título "Knowledge", agora, o curta ganhou sua versão em português intitulada "Conhecimento" e fará sua estreia no dia 25 de agosto - Dia Nacional da Educação Infantil - no canal da Openthedoor no YouTube.

Para a produção do curta, em 2017, o diretor Luciano Lagares se sentiu impelido a criar um roteiro em que o conhecimento fosse o protagonista. “Um ano estranho, em que um burburinho começou a correr entre pessoas simples, amigos, parentes, em que ouvi manifestações inimagináveis com tendências fascistas” afirmou ele.

A inspiração para "Conhecimento" veio da história de Malala Yousafzai, voz relevante em favor da educação e dos estudos, e da vereadora e ativista pelos direitos humanos Marielle Franco. Não é exagero afirmar que pessoas podem se tornar alvos em razão da busca pelo conhecimento”, afirma Luciano.

Fazer a narração com a voz de Anielle Franco, irmã mais nova de Marielle, deu ainda mais significado ao filme: “Anielle é incrível, uma pessoa alegre e muito simpática. Olhando para ela, mal dá para dizer quanto peso ela carrega. Infelizmente, estar num lado diferente dos que pregam o ódio é se tornar alvo de perseguições. Acredito que o filme 'Conhecimento' é também um derivado dessa experiência do que aconteceu com Marielle e com diversos outros fomentadores do conhecimento”, diz Luciano.

Luciano utilizou a técnica de animação quadro a quadro e com frames que "tremelicam" para ressaltar a ideia de tempo. O diretor também evitou criar rostos para a animação: “Sugeri a figura da Malala e as demais estudantes com linhas para lembrar o véu cobrindo a cabeça. Já para mostrar a agressividade dos intolerantes e a violência geralmente adotada, as figuras em vermelho são rabiscadas de forma grosseira”, explica ele.

 

SOBRE A OPENTHEDOOR

Openthedoor atua na criação, no desenvolvimento e na produção de conteúdos originais para filmes de longa-metragem, séries, curtas, branded content, dedicando-se a estabelecer uma poderosa voz para contar histórias relevantes.

Desde 2017, a Openthedoor passou a discutir internamente os caminhos de produção de conteúdo no mundo, as vertentes que surgiam e passou também a produzir conteúdos próprios de entretenimento, embora alguns produtos audiovisuais tivessem sido produzidos anos antes.

Buscou-se, a partir de então, elaborar e apresentar projetos de conteúdo para programadores, compradores, parceiros comerciais e o público, utilizando recursos diversos na formatação e comunicação, desenvolvendo o setor de audiovisual tanto quanto o departamento de publicidade.


Conhecimento Marielle Franco

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes