Petra Costa e cena de Democracia em Vertigem - Instagram/Netflix
SUCESSO

Democracia em Vertigem: Saiba quem é Petra Costa, diretora do documentário brasileiro indicado ao Oscar

A cineasta pode ser a primeira diretora latino-americana a ganhar uma estatueta na premiação

Júlia Andrade Publicado em 13/01/2020, às 15h21 - Atualizado às 16h35

A Academia divulgou a tão aguardada lista de indicados ao Oscar 2020 nesta segunda-feira (13). Dentre as diversas produções hollywoodianas, Democracia em Vertigem foi reconhecido como a aposta brasileira de Melhor Documentário.

A nomeação do filme na categoria, que traz American Factory, The Cave, For Sama e Honeyland como concorrentes, pode render a primeira vitória de uma diretora latino-americana na história do Oscar.

Petra Costa é a cineasta responsável pela direção do documentário, que retrata o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, ocorrido em agosto de 2016. Saiba mais sobre a brasileira que pode se consagrar na premiação:

 

Quem é?

Petra Costa (Instagram)

 

Ana Petra Costa nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 8 de julho de 1983, e é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood desde 2018.

A cineasta é conhecida por seguir um caráter ensaístico em suas produções e costuma estabelecer diálogos entre questões sociais e políticas.

 

Filmes

Antes do sucesso da Netflix, Petra assumiu a direção de Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015). 

Olhos de Ressaca (Petra Costa)

 

Olhos de Ressaca é um drama sobre a história de Vera e Gabriel, casados há sessenta anos, que divagam acerca de seus primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer.  O filme chegou a ser indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Curta-Metragem Documentário.

Elena (Espaço Filmes)

 

Elena é um documentário sobre a vida da irmã mais velha de Petra, que foi para Nova York há mais de 20 anos para realizar o sonho de ser atriz. A produção venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Montagem de Documentário

Olmo e a Gaivota (Panfora Filmes)

 

Olmo e a Gaivota é uma produção luso-brasileira que retrata uma atriz de teatro no preparo para um novo papel ao descobrir que está grávida e os desdobramentos de como lidar com as dificuldades encontradas.

+ Leia Mais: Oscar 2020: Petra Costa, Barack Obama e Florence Pugh comemoram indicações na premiação

E Democracia em Vertigem foi lançado em 19 de abril de 2019 e conquistou o público com o enredo político que foca nos desdobramentos do período de impeachment de Dilma Roussef e a crise brasileira. O filme está disponível na Netflix; confira o trailer:

 


+ Não é segredo para ninguém que os heróis são super amados, mas os vilões também despertam interesse e possuem diversos fãs pelo mundo todo! Pensando nisso, preparamos uma lista incrível com 5 itens que vão conquistar o coração dos admiradores dos vilões da Marvel e DC Comics!


1- Box Coringa (Coringa de Brian Azzarello + Piada Mortal): Este box exclusivo do Coringa reúne duas das hqs mais icônicas do personagem - https://amzn.to/2MVxzTD


2- Funko Pop! Thanos Avengers End Game: Este Funko Pop! do Thanos é um item perfeito para colecionar ou decorar o cantinho que você quiser! - https://amzn.to/2Nl2Q17


3- Marvel Figurines Duende Verde: Esculpida e pintada à mão, essa miniatura do Doende Verde, vilão do Homem-Aranha, é repleta de detalhes! - https://amzn.to/2JuKslt


4- Jogo de Cartas Colecionáveis Marvel Vilões: Este jogo possui 60 cartas e é uma ótima escolha para se divertir com os amigos! - https://amzn.to/36g22Dp


5- Origens Secretas - Os Maiores Vilões de Gotham: Se você deseja conhecer melhor as histórias dos vilões de Gotham City, essa HQ é a escolha certeira! - https://amzn.to/2PsPYZt


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

democracia em vertigem Oscar 2020 Oscar petra costa

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes