Veículo utilizado por personagens em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica teria sido plagiado - Disney
POLÊMICA

Disney-Pixar é processada por plágio em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

Longa tem estreia marcada para março

Redação Publicado em 29/01/2020, às 10h03

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, novo longa da Disney-Pixar, ainda nem chegou aos cinemas, mas já está causando problemas à empresa. A artista Sweet Cecily Daniher, de São Francisco, na Califórnia, protocolou um processo contra a empresa por supostamente plagiar um veículo estilizado por ela para colocá-lo na nova animação. As informações são do Comic Book.

A artista já havia denunciado o suposto plágio em junho do ano passado: "A produtora de 'Dois Irmãos' [Kori Rae] acabou de me ligar. Ela queria saber COMO EU ESTOU ME SENTINDO... (?!) e pedir desculpas. Ela também queria me dizer que eles alugar a minha van sem esclarecer todas as suas intenções ou planos e ela sente muito por isso também", escreveu em seu Instagram.

+ Leia mais: Como em Hair Love, curta indicado ao Oscar, mulheres negras deixam de escondê-los e celebram o amor por seus cabelos

No processo protocolado na última segunda-feira (27), ela alega que a Disney alugou o veículo para um evento especial em setembro de 2018, mas só em 2019 ficou sabendo sobre o duplo que aparece na ainda inédita animação. "A Disney-Pixar acabou de tentar acalmar as coisas por telefone, ao invés de colocar seu departamento de arte para trabalhar ou perguntar", continou a artista, acrescentando as hashtags #CorporateSucks ("Corporativas são péssimas") e #JusticeForSamllBusinessOwners ("Justiça para os proprietários de pequenos negócios").

 

+ Leia mais: Segredos de 1917: Tudo sobre a zebra do Globo de Ouro indicada a 10 categorias do Oscar 2020

Além de indenização em dinheiro, a artista pede uma liminar para impedir a Disney de "promover, vender, comercializar, anunciar, enviar, transportar (direta ou indiretamente) ou mudar para outro país ou comércio exterior, todos e quaisquer anúncios, materiais de promoção e/ou merchandising e/ou produtos dos réus, e/ou o filme intitulado Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica e produtos que infrinjam o trabalho protegido por direitos autorais do autor".

"[Eles] alteraram a transubstanciação altamente pessoal e pública desta autora de seu interesse artístico ao longo da vida em unicórnios para o Vanicorn (um trabalho exclusivamente São Franciscano de arte pública, móvel, automotiva e um ato redentor e validador de recuperação da masculinidade tóxica e um casamento anterior) ", continua o processo. "E que, em vez disso, foi roubado pelos réus como um canal comercial e corporativo para as aspirações de um par de duendes azuis à procura de seu pai em um filme da Disney comercializado em massa, e foi realizado pelos Réus sob pretensões maliciosamente enganosas".

+ Leia mais: Depois da "crise", Renée Zellweger está de volta ao topo com Judy; saiba tudo sobre o filme indicado ao Oscar

A Disney ainda não se pronunciou sobre o processo. Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica estreia em 5 de março de 2020.

 


+ É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Disney Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica Disney-Pixar

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes