Documentário sobre a primeira palhaça negra do Brasil será transmitido pelo SescTV - Reprodução/Di Ôio Produções
ESTREIA

Documentário sobre a primeira palhaça negra do Brasil será transmitido pelo SescTV

"Minha Avó Era Palhaço!" vai ao ar no dia 2 de setembro, quinta, às 19h

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 26/08/2021, às 16h27 - Atualizado às 16h29

"Minha Avó Era Palhaço!", documentário que conta a história da primeira palhaça negra do Brasil, será transmitido pelo SescTV, no dia 2 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h. É possível assistir também pelo site do SescTV no mesmo horário.
 
O filme conta a história de Xamego, considerado a principal atração do Circo Guarany nas décadas de 1940 a 1960, na verdade, o palhaço Xamego era interpretado pela atriz Maria Eliza Alves dos Reis. O filme é dirigido pela dupla Ana Minehina e Mariana Gabriel, neta de Maria Eliza. Confira o teaser:
 

A neta Mariana Gabriel conta que cresceu ouvindo histórias sobre o tempo de sua avó no circo e, por isso, também sonha em ser palhaço. “São memórias que não saem da minha cabeça e que carrego com os meus guardados mais preciosos”, comenta. No documentário, essas lembranças também vão construindo a história de Maria Eliza por meio de depoimentos da família, de representantes do circo e de especialistas.

"Minha Avó era Palhaço!" destaca a influência dos negros no espetáculo circense e o preconceito que sofriam nesse meio. Daise Gabriel, filha de Xamego, fala que seu avô João Alves era o único negro em um seleto grupo de proprietários brancos. Entretanto e felizmente, era respeitado e reconhecido. O machismo também predominava na época.

Segundo a historiadora Ermínia Silva, o termo palhaça nem existia. “Palhaço era coisa de homem”, afirma. “O feminino de palhaço só vai existir após o surgimento das escolas de circo, no final da década de 1970 e começo de 1980”, afirma Ermínia. Seria esse o motivo de Maria Eliza ser um palhaço? Tabajara Pimenta, o homem-foca, acredita que não. “Era ela que fazia questão de não divulgar, penso eu”.

Além de mostrar o momento no qual Maria Eliza resolveu ser palhaço, o documentário aborda também sua participação na Caravana do Peru que Fala, do apresentador Silvio Santos; e os momentos de crise do Circo Guarany.

 


Palhaço! Era avó Minha

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes