"Enola Holmes": como a Netflix driblou os problemas judiciais da continuação? - Reprodução / Netflix
PROBLEMAS NA PRODUÇÃO

"Enola Holmes": como a Netflix driblou os problemas judiciais da continuação?

Saiba como ficou a batalha judicial entre a Netflix e os descendentes de Arthur Conan Doyle com a continuação do filme Enola Holmes

Rafaela Bertolini | @rafaelabertolini_ Publicado em 13/10/2022, às 19h00

Em 2020, o mundo conheceu mais uma história do universo criado por Sir Arthur Conan Doyle quando Enola Holmes chegou à plataforma da Netflix. O filme que estrela Millie Bobby Brown e conta com Henry Cavill no papel de Sherlock Holmes traz uma perspectiva diferente do detetive para o cinema ao contar a história de sua irmã mais nova, Enola, que também possui os dons da investigação.

Contudo, os bastidores do longa foram complicados. Isso porque a Netflix enfrentou uma grande batalha judicial com os descendentes do autor e criador de Holmes, que acusaram a plataforma de utilizarem a imagem do detetive sem terem seus direitos autorais. Mas afinal, esse processo pode impactar na continuação de Enola Holmes?

Problemas com o uso de imagem

Apesar de as histórias de Sherlock Holmes terem caído em domínio público em 2014, os dez últimos contos publicados sobre o detetive ainda estão sob os direitos dos descendentes de Arthur Conan Doyle. Isso porque esses contos trazem um Sherlock mais sensível e humano, vindo de um contexto pós-Segunda Guerra Mundial. A imagem do detetive que pode ser reproduzida livremente é apenas aquela que conhecemos de produções como Sherlock, que conta com Benedict Cumberbatch como grande estrela. 

Henry Cavill como Sherlock e Millie Bobby Brown como Enola no primeiro filme da franquia - Reprodução / Netflix

 

O processo iniciou quando os detentores dos direitos desses contos finais de Holmes alegaram que a Netflix utilizou uma imagem sensível do detetive sem autorização na sua produção. Essa não teria sido a primeira adaptação a sofrer uma batalha judicial uma vez que o filme Mr. Holmes, em que Ian McKellen retrata a aposentadoria do detetive, também foi acusada de retratar o período protegido pelos direitos autorais.

O fim da batalha

Este ano, a Netflix anunciou que Millie Bobby Brown voltaria para uma continuação de Enola Holmes, que tem data de estreia marcada para 4 de novembro de 2022. Mas afinal, como a Netflix conseguiu driblar os problemas judiciais com a imagem de Sherlock Holmes?

Segundo o portal Hollywood Reporter, a plataforma de streaming e os descendentes de Arthur Conan Doyle chegaram a um acordo no mesmo ano de lançamento do primeiro filme. Embora os detalhes do fim do processo não terem sido divulgados, parece que o seu resultado foi positivo, já que os fãs poderão ver o desfecho da história de Enola e sua brilhante mente.

Confira o trailer de Enola Holmes 2 a seguir: 


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!

 

enola holmes Netflix Sherlock Holmes henry cavill Arthur Conan Doyle Millie Bobby Brown

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"