Comparação de cenas entre o primeiro e o último Exterminador do Futuro - Orion/ Paramount Pictures
RETORNO

O Exterminador do Futuro: De sonho de James Cameron a Mad Max 2, saiba as inspirações da franquia

Novo filme Destino Sombrio, o sexto da filme da saga, chega aos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro

Redação Publicado em 27/10/2019, às 09h00

O sexto filme da franquia O Exterminador do Futuro chega às telonas do Brasil no dia 31 de outubro e marca o retorno de Arnold Schwarzenegger na pele - ou carcaça - do Exterminador e de Linda Hamilton como a incansável Sarah Connor. 

Exterminador do Futuro: Destino Sombrio é a sequência direta dos dois filmes iniciais da franquia, iniciada em 1984 pelas mãos do diretor James Cameron, e retoma a narrativa da guerra aos robôs, máquinas criadas pelos próprios humanos por intermédio da Skynet - inteligência artificial altamente avançada que vê os humanos como uma ameaça. 

Agora dirigido por Tim Miller, o novo longa parte de uma narrativa que ocorre 28 anos depois de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, na qual um novo e mais avançado exterminador de metal líquido é enviado para o futuro pela Skynet para matar Dani Ramos (Natalia Reyes) e um ciborgue humano híbrido (Mackenzie Davis), além de suas amigas.

Linda Hamilton como Sarah Connor em Exterminador do Futuro: Destino Sombrio (Paramount) 

 

++ Novo 'Top Gun' ganha trailer depois de 34 anos do lançamento original

Assim, Sarah Connor e o Exterminador voltam a fazer uma dupla conturbada que luta pela salvação do mundo. Mas de onde todas essas ideias surgiram? Em 1984 a imagem das temíveis máquinas metalizadas e de inteligência autoconsciente estavam distantes da realidade social e tecnológica da sociedade. 

Ideais vindas de sonhos de James Cameron, inspirações de outros filmes de ficção científica e espera de uma tecnologia melhor são alguns dos cenários de onde a franquia de O Exterminador do Futuro veio.

++ Comic Con 2019: expansão da Marvel, trailers, nostalgia e tudo o que rolou na edição desse ano

Pesadelo de James Cameron

T-800 (Orion Pictures) 

 

O pontapé inicial de toda a franquia do Exterminador veio de um sonho, ou melhor, de um pesadelo. O diretor James Cameron, que até então havia feito Piranha II em 1981, revelou que estava com um forte resfriado enquanto estava em Roma na década de 1980 e que imagens apocalípticas envolvendo máquinas avançadas o assombraram em seus sonhos. 

Em entrevista para o DVD Blu-Ray do primeiro Exterminador do Futuro, o diretor recorda de quando começou a ter uma visão do filme.

"Eu estava deitado na cama pensando e tive todas essas imagens bizarras... Eu também acho que, porque eu estava em uma cidade estrangeira sozinho e me senti muito dissociado da humanidade em geral, foi muito fácil projetar-me nesses dois personagens do futuro que estavam fora de sincronia, fora de tempo, fora de lugar”, relembrou Cameron. 

++Jennifer Lopez comenta pela primeira vez sobre a chance de ser indicada ao Oscar

Muitos dos detalhes dos pensamentos e sonhos do diretor ajudaram na construção do personagem T-800, o primeiro tipo de Exterminador mortal da franquia.

“Sempre quis fazer algo voltado a uma história de robôs definitiva pois aquilo nunca havia sido feito”, categoriza na entrevista.  

Elenco de Exterminador do Futuro: Destino Sombrio em cena do filme (Paramount) 

 

As ideias e o proposto para o primeiro filme que daria origem a uma franquia de sucesso demorou um pouco para ser concretizada e apenas chegou em aos cinemas em 1984. 

Apenas sete anos depois uma sequência foi produzida e O Julgamento Final pode ser visto pelo mundo todo, e - após muita paciência com o avanço da tecnologia - pode de fato mostrar no filme sua concepção de um exterminador feito de metal líquido que se adequa ao ambiente em que circula - o T-100.

++ Cardi B aparece ao lado de Vin Diesel nos bastidores de Velozes e Furiosos 9: "Esse vai ser o melhor de todos"

Inspirações de outras obras audiovisuais

James Cameron pensou em fazer um filme com suas ideias a partir de um orçamento baixo, ao estilo de longa-metragens de terror slasher que eram sucesso na época. Um dos exemplos em que ele tinha na cabeça era Halloween, de 1978, dirigido por John Carpenter, na qual o diretor de Piranha II utilizou seus pesadelos como um pontapé para o escrever o roteiro de um filme slasher.

O gênero slasher para o filme em questão acabou não dando certo e o roteiro, com o tempo, foi sendo moldado e adaptado. 

++ Malévola: Dona do Mal desbanca Coringa e lidera bilheteria em final de semana de estreia no Brasil

Um dos personagens do episódio Soldier de The Outer Limits (ABC)

 

Com isso, uma das inspirações que mais se assemelham aos ideais do longa foi a premissa da série The Outer Limits - A Quinta Dimensão, seriado de ficção científica estreado em 1963 na televisão dos Estados Unidos. 

A obra televisionada pela ABC foi uma das pioneiras no quesito de inovação ao apresentar episódios independentes com um plot twist no final. O seriado introduziu personagens fora da Terra e os utilizou também como aliados ou inimigos dos humanos. 

Viagens exteriores ao planeta Terra também foram exploradas e a série acabou dando até inspiração para outra franquia muito famosa: a de Star Trek.

++Joaquin Phoenix pode ser prejudicado no Oscar pela controvérsia de Coringa, segundo revista

Cena de The Driver (FOX)

 

Lançado em 1978, o longa do gênero neo-noir conta a história de um piloto profissional que é contratado para dirigir um experiente grupo de assaltantes e despistar a polícia sempre que necessário. Porém, um detetive está na sua cola e fará de tudo para capturá-lo.

O envolvimento da polícia e a marginalização de uma Los Angeles dos anos 1970 servem como inspirações narrativas e estéticas para que o Exterminador surgisse e fosse moldado como um clássico da história do cinema. 

++Leonardo DiCaprio e Brad Pitt não devem concorrer entre si no Oscar 2020

Mel Gibson em Mad Max 2 (Warner Bros.)

 

O longa distópico Mad Max 2, situado em ambiente desértico hostil, também surtiu efeitos de inspiração no diretor e nos produtores pela premissa e pela narrativa. Lançado em 1981 e dirigido por Georges Miller, o filme e a sequência de Mad Max de 1980 e apresenta uma Austrália pós-apocalíptica na qual um grupo de colonos se muda para se defender de um grupo itinerante de saqueadores sanguinários. Mel reprisa seu papel como o policial da franquia e redescobre sua humanidade ao ajudar os colonos. 

O toque distópico e pós-apocalíptico, em um enredo com características de perseguição e vingança, são inspiração para o que pode-se ver desenvolvido na história dos ciborgues que são enviados do futuro para o passado para proteger e matar Sarah Connor na franquia do Exterminador. 

++ História de um Casamento e Uncut Gems lideram indicações ao Gotham Awards 2019, termômetro do Oscar

O que o que esperar do novo filme

 

A imprensa norte-americana, que já viu o inédito filme, possui visões mistas quanto a trama e o ponto final colocado na franquia. Para eles, o longa deve funcionar, de fato, como o término da franquia. 

O filme mostra o retorno da geração original de O Exterminador do Futuro, como o próprio Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton e ignora retorna após os acontecimentos de O Julgamento Final, ignorando os outros três filmes da franquia feitos no meio desse período. 

++ Margot Robbie e atrizes de Aves de Rapina são confirmadas na CCXP 2019

A BBC disse que o filme faz uma bela reunião entre os dois protagonistas mas que acaba sendo inútil. “Pode ter lucro, e definitivamente oferece uma doce reunião de Schwarzenegger e de Linda Hamilton, mas por outro lado não há razão discernível para o Exterminador do Futuro: Destino Sombrio existir.

O site de críticas Rotten Tomatoes acumula uma nota de 67% de aprovação do filme, na qual consiste apenas nas avaliações ainda da crítica especializada. E o consenso entre eles diz que o longa representa uma atualização em relação aos filmes anteriores mas que não possui o mesmo poder emocionante que outras partes da franquia. 

++ Little Women: Primeiras impressões da crítica celebram um filme ''sincero'', ''fresco'' e ''original''

Para finalizar, o The Guardian fala sobre a volta do envolvimento de James Cameron na produção mas ressalta que Exterminador do Futuro: Destino Sombrio comete parece robótico e repete suas conhecidas repetições.

linda hamilton Exterminador do Futuro sarah connor destino sombrio Arnold Schwarzenegger

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes