Fãs elegem os melhores e piores filmes de Hayao Miyazaki, que completa 81 anos - Divulgação/Toho Co., Ltd./Getty Images: Frazer Harrison
LISTA

Fãs elegem os melhores e piores filmes de Hayao Miyazaki, que completa 81 anos

Todos os longas do cineasta japonês citados abaixo estão disponíveis na Netflix

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 05/01/2022, às 13h00

Hoje, 5 de janeiro, é dia de comemorar os 81 anos de um dos maiores e mais celebrados realizadores da atualidade e um ícone do cinema de animação: Hayao Miyazaki, co-fundador do Studio Ghibli, famoso estúdio de animação japonês.

Os filmes Miyazaki frequentemente possuem protagonistas jovens e femininas e exploram temas como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, além dos conflitos éticos entre ideais naturais e pacíficos em um mundo cada vez mais violento.

Ao todo, Hayao Miyazaki dirigiu 11 longas animados. A seguir, nós listamos oito deles, do melhor para o pior, com base nas avaliações mais altas dos fãs no IMDb, banco de dados de séries, filmes e produções do tipo. Em caso de empate, nós consideramos aquele episódio com o maior número de avaliações. Confira o resultado:

1. A Viagem de Chihiro (nota 8,6 - 710 mil avaliações)

Começando a lista com o filme mais famoso do diretor e também do Studio Ghibli. "A Viagem de Chihiro" venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003 e é, até hoje, a única produção vencedora que não tem o inglês como língua original.

 

2. Princesa Mononoke (nota 8,4 - 372 mil avaliações)

Dizem que 1999 é um dos melhores anos na história do cinema, e nesse ano, Miyazaki e seu Studio Ghibli lançaram "Princesa Mononoke", uma potente história sobre a relação dos homens com a natureza. Na época de seu lançamento, o filme se tornou uma das maiores bilheterias da história do Japão. 

 

3. O Castelo Animado (nota 8,2 - 367 mil avaliações)

Outro sucesso de bilheteria no mercado japonês e também indicado ao Oscar de Melhor Animação, "O Castelo Animado" é muito celebrado por seus personagens carismáticos, como o feiticeiro Howl, o inofensivo demônio Calcifer, e a protagonista Sophie.

 

4. Meu Amigo Totoro (nota 8,2 - 318 mil avaliações)

E por falar em carisma, "Meu Amigo Totoro" é, literalmente, a cara do Studio Ghibli, afinal, aparece na logo do estúdio. O filme é uma das histórias mais singelas e sensíveis escritas por Miyazaki e conta a história de duas jovens garotas no Japão pós-guerra rural.

 

5. Nausicaä do Vale do Vento (nota 8,1 - 163 mil avaliações)

Um ano antes da fundação do Studio Ghibli, Miyazaki demonstrava todo o seu talento artístico em "Nausicaä do Vale do Vento", mais um filme que trata da relação da humanidade com a natureza e que possui uma das protagonistas mais fortes na filmografia do diretor.

 

6. O Castelo no Céu (nota 8,0 - 160 mil avaliações)

Após o sucesso comercial de "Nausicaä do Vale do Vento", Miyazaki, ao lado de Isao Takahata, Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki, decidiu fundar o Studio Ghibli e a primeira animação lançada com o selo foi "O Castelo no Céu", uma das mais influentes da história do cinema japonês.

 

7. O Serviço de Entregas da Kiki (nota 7,9 - 136 mil avaliações)

Os filmes de Miyazaki e do Studio Ghibli frequentemente possuem protagonistas jovens, femininas e de personalidade forte. A jovem bruxa Kiki de "O Serviço de Entregas da Kiki" é uma das mais reconhecidas por isso. Na história, ela sai de casa aos 13 anos para se tornar independente em uma nova cidade.

 

8. Vidas ao Vento (nota 7,8 - 81 mil avaliações)

Um dos últimos trabalhos de Miyazaki, "Vidas ao Vento" foi lançado em 2013, mesmo ano em que o diretor anunciou sua aposentadoria - da qual ele já saiu para a produção de "How Do You Live?", previsto para 2023.

Outro filme indicado ao Oscar de Melhor Animação, "Vidas ao Vento" é baseado na história de vida de Jiro Horikoshi, projetista de aviões, uma das maiores paixões de Miyazaki que também pode ser vista em "Porco Rosso: O Último Herói Romântico".


Netflix A Viagem de Chihiro Hayao Miyazaki

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes