Festival de Cinema Italiano terá longas exibidos em Veneza e retrospectiva com clássicos - Divulgação/Warner Bros./Sky Cinema
FESTIVAL

Festival de Cinema Italiano terá longas exibidos em Veneza e retrospectiva com clássicos

16ª edição acontecerá em formato híbrido com ambas versões iniciando em 5 de novembro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 01/11/2021, às 15h58

A 16ª edição do Festival de Cinema Italiano acontecerá em formato híbrido em 2021, com sessões presenciais e também em formato on-line, trazendo 17 filmes inéditos no Brasil e mais 16 clássicos. A versão presencial do festival acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, e a on-line acontece entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro.

Dos filmes selecionados, oito fizeram sua estreia mundial no Festival de Veneza que aconteceu em setembro deste ano, com destaque para “Lovely Boy”, longa que traz como protagonista um jovem e talentoso músico cuja face é marcada por tatuagens, e que se perde no mundo das drogas. O longa e rendeu ao diretor Francesco Lettieri o prêmio de talento em ascensão em Veneza.

Ainda da edição de 2021 do Festival de Veneza, serão exibidos: “Ar Parado”, de Leonardo Di Costanzo, que traz no elenco os astros do cinema italiano Toni Servillo e Silvio Orlando; e o documentário “As Coisas que Restam”, de Giorgio Verdelli, sobre o músico Ezio Bosso, que morreu em maio de 2020. Outro destaque na seleção é “Deixe-me Partir”, de Stefano Mordini, exibido na noite de encerramento de Veneza, em 2020, e também indicado ao David di Donatello de Roteiro Adaptado.

De Veneza, ainda serão exibidos alguns longas da seleção da Giornate degli Autori: “O Grande Silêncio”, de Alessandro Gassmann; “Welcome Venice”, de Andrea Segre; e “Uma Relação”, de Stefano Sardo.

Completa a seleção do 16º Festival de Cinema Italiano a retrospectiva de clássicos que será exibida exclusivamente on-line. “As Mais Belas Trilhas Sonoras do Cinema Italiano” permitirá ao público de todo o país revisitar filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni.

Os destaques da seleção deste segmento são obras de mestres como Federico Fellini (“Os Palhaços”), Sergio Leone (“Era Uma Vez na América”), Dario Argento (“O Pássaro das Plumas de Cristal), Lina Wertmüller (“Mimi, O Metalúrgico” e “Amor e Anarquia”), e Damiano Damiani (“Advertência”).

A sessão de abertura terá o filme “Os Nossos Fantasmas”, de Alessandro Capitani, e contará com a presença do diretor do longa. O evento acontecerá no dia 2 de novembro, no Auditório Oscar Niemeyer, com música ao vivo executada pelo Quarteto Maestro Emmanuele Baldini.

 

O Festival é organizado pela Câmera de Comercio Ítalo Brasileira de São Paulo, em colaboração com a Embaixada Italiana no Brasil pelo primeiro ano. O Embaixador Italiano no Brasil, Francesco Azzarello, declarou que “reconhece e enfatiza a importância cultural do Festival num País com uma fortíssima presença italiana.”

Todos os longas inéditos estarão disponíveis para streaming no site do festival, entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro.


45ª Mostra Mostra de SP

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes