Festival Internacional do Documentário Musical terá formato híbrido, com sessões em São Paulo e programação on-line - Divulgação/Lightyear Entertainment
FESTIVAL

Festival Internacional do Documentário Musical terá formato híbrido, com sessões em São Paulo e programação on-line

14ª edição do In-Edit Brasil acontece entre os dias 15 e 26 de junho

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 15/06/2022, às 09h58

A 14ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical acontece de 15 a 26 de junho, de forma híbrida: presencial, na cidade de São Paulo, nas salas de cinema CineSesc, Cinemateca Brasileira, Cine Bijou, Circuito Spcine CCSP - Lima Barreto, Circuito Spcine Roberto Santos, Circuito Spcine Cidade Tiradentes, com sessões especiais na Sala Olido e na Sala São Paulo, e on-line, na plataforma do festival e em plataformas parceiras, para todo Brasil.

Com 67 filmes nacionais e internacionais, a maioria inéditos no circuito comercial, o festival traz documentários sobre Tina Turner, Marin Alsop, Delia Derbyshire, Rick James, Flaming Lips, Dinosaur Jr, Cymande, a-ha, Lydia Lunch, Thelonious Monk, King Crimson e Courtney Barnett, e a Mostra Especial Heavy Metal, são alguns destaques.

Já a programação nacional traz documentários sobre Léa Freire, Sidney Magal, Belchior, o rapper Alan, Garotos Podres, Cafi, Lauri F, Tião Carreiro e Índio Cachoeira, Luiz Carlini, Benjamim Taubkin, e muito mais.

A programação conta ainda com diversas atividades paralelas como shows, pocket shows, masterclass, debates, encontros, sessões apresentadas por convidados e feira de vinil.

"A programação online amplia o alcance, democratiza o acesso, é indispensável ao festival. Mas a grande aposta desta edição é a volta ao presencial! Por isso, tantas sessões com diretores, diretoras e convidados especiais. Por isso, tantos shows. Queremos resgatar o prazer do encontro, das trocas, investir na experiência viva que só um festival pode oferecer", observa Leonardo Kehdi, diretor-executivo do festival.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 15 de junho, às 20h30, no CineSesc, com a exibição do inédito "Nothing Compares", sobre a vida da cantora irlandesa Sinéad O'Connor. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do CineSesc, com 1 hora de antecedência do início da sessão (sujeito à lotação da sala).

O Panorama Brasileiro, que inclui as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Curta um Som e Sessões Especiais, traz um total de 33 títulos de diversos gêneros musicais e personagens vindos dos quatro cantos do Brasil, como Bahia, Amapá, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul,  Pernambuco, Sergipe, Pará e Rio de Janeiro.

A Competição Nacional apresenta 6 títulos inéditos no circuito comercial, sendo 3 deles em pré-estreia nacional. O vencedor entra no circuito In-Edit de festivais e será exibido na edição de Barcelona, na Espanha, com a presença de seu diretor ou diretora. 

A Mostra Brasil traz o melhor da nova safra de documentários musicais. A Curta um Som traz um leque com as mais variadas experiências sonoras, personagens e fatos históricos.

As Sessões Especiais trazem oito títulos divididos em dois grupos. O grupo dos filmes inéditos apresenta quatro títulos finalizados especialmente para o Festival e exibidos em sessões únicas.

Complementam as Sessões Especiais quatro filmes que foram destaque nas edições de 2020 e 2021 do In-Edit Brasil. Devido à pandemia de covid-19, esses filmes puderam ser vistos somente no formato on-line e, agora, serão exibidos pela primeira vez na tela grande do cinema.

O Panorama Mundial traz um total de 25 documentários internacionais que serão exibidos no formato presencial, na cidade de São Paulo, e uma seleção on-line.

O In-Edit Brasil apresenta ainda um especial com 9 títulos nacionais e internacionais de um dos gêneros musicais mais escutados no mundo, o Heavy Metal.

Para conferir a programação completa e outras atividades do festival, acesse o site.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Festival Internacional do Documentário Musical In-Edit Brasil

Leia também

Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema