Cena do filme Lionheart - Netflix
POLÊMICA

Filme nigeriano é banido do Oscar e decisão é criticada por Ava DuVernay

Lionheart foi o primeiro filme da Nigéria inscrito na premiação

Redação Publicado em 06/11/2019, às 11h56 - Atualizado às 12h00

O filme nigeriano Lionheart, da diretora Genevieve Nnaji, foi desclassificado do Oscar na categoria Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.

A justificativa é que a produção é falada principalmente em inglês. Acontece que o idioma é o oficial da Nigéria, devido a história do país como colônia britânica.

++Antonio Banderas e Renée Zellweger se destacam no Hollywood Film Festival, termômetro do Oscar

Para essa categoria, as regras da Academia estebelecem que a inscrição deve ser de produtos em um idioma predominantemente não inglês.

Diante da decisão, a diretora Ava DuVernay resolveu se manifestar e demonstrar insatisfação com o ocorrido. Ela ressalta que essa lógica leva a crer que a Nigéria, assim como várias outras nações africanas, nunca poderão ser consideradas para um Oscar.

++Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam

Nas redes sociais, a diretora de Olhos que condenam, falou sobre o assunto. "Vocês estão barrando esse país de competir no Oscar em seu idioma oficial?", disse.

Logo depois, Nnaji agradeceu o apoio de Ava, apontando que inglês é a língua franca da Nigéria. "Esse filme representa a forma como falamos".

Franklin Leonard, o fundador da The Black List, publicação anual que apresenta os roteiros não produzidos mais populares de Hollywood, também se posicionou sobre. "O colonialismo é realmente uma merda".

A decisão do Oscar não exclui a possibilidade do filme concorrer em outras categorias da premiação.

No Brasil, o longa Lionheart está disponível no catálogo da Netflix. 


É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

 

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Lionheart Ava DuVernay Oscar

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes