Filme sobre a cantora Maria Bethânia ganha data de estreia nos cinemas - Divulgação/Arteplex Filmes
VEM AÍ!

Filme sobre a cantora Maria Bethânia ganha data de estreia nos cinemas; assista ao teaser

"Maria - Ninguém Sabe Quem Sou Eu" tem direção e roteiro de Carlos Jardim

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/08/2022, às 16h49

A cantora Maria Bethânia, de 76 anos, sendo 57 deles dedicados à carreira artística, será estrela de "Maria - Ninguém Sabe Quem Sou Eu", escrito e dirigido por Carlos Jardim. O filme será lançado nos cinemas brasileiros no dia 1º de setembro.

A própria cantora fala sobre Bethânia no longa, num depoimento inédito e exclusivo gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace. Entre as falas, imagens raras garimpadas nos arquivos da TV Globo e da TV Bahia, afiliada da Globo, como ensaios do show antológico que Bethânia e Chico Buarque fizeram em 1975, e do espetáculo que a cantora e o irmão Caetano Veloso realizaram em 1978.

Ao longo de 100 minutos, Bethânia fala sobre assuntos importantes na sua trajetória, como a paixão pelo palco, a força de sua presença em cena, fé e religiosidade, a ligação de amor com a mãe, “que privilégio ser filha de minha mãe, Dona Canô”, e o pai, Seu Zezinho, “Um trabalhador brasileiro, funcionário público honrado. Apaixonado por poesia!”, e o irmão Caetano Veloso: Caetano é mestre do meu barco desde que eu nasci. Ele me ensinou a andar, a dar os passos”.

A cantora fala ainda sobre a importância da literatura em seus trabalhos e sobre três escritores que admira e fazem parte de seu repertório: Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Mia Couto. E, claro, aparece declamando textos destes três mestres. Há ainda registros de “A Hora da Estrela”, de 1984, baseado na obra de Clarice Lispector.

O filme conta com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que narra cinco textos marcantes sobre Bethânia, ilustrados com imagens registradas por fãs-fotógrafos da cantora, que o diretor do filme garimpou nas redes sociais dos fãs-clubes de Bethânia.

São textos escritos por Ferreira Gullar, Nelson Motta, Fauzi Arap, Caio Fernando Abreu e Reynaldo Jardim, este último autor do livro “Bethânia Guerreira Guerrilha”. A cantora revela no filme que, por conta do livro e de ter feito o “Opinião”, foi presa de madrugada em casa durante a ditadura militar e levada para o Dops (Departamento de Ordem Pública e Social), usada como polícia política dos militares.

Entre as cenas de ensaios e shows da artista, grandes sucessos de sua carreira como “Olhos nos olhos” (Chico Buarque), “É o amor” (Zezé di Camargo), “Gita” (Raul Seixas”), “Amor de índio” (Beto Guedes) e “Álibi” (Djavan).

Assista ao teaser:


E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 

Maria - Ninguém Sabe Quem Sou Eu maria bethânia

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes