MIB, Exterminador do Futuro e Caça-Fantasmas - Reprodução/YouTube
REPRESENTATIVIDADE

Além de O Exterminador do Futuro: Franquias que decidiram apostar em personagens femininas

Grandes franquias do cinema, como Velozes e Furiosos e Caça-Fantasmas, estão colocando personagens femininos para protagonizar histórias consagradas por homens

Larissa Catharine Oliveira Publicado em 26/10/2019, às 09h00

Cada vez mais franquias estão apostando em personagens femininas como protagonistas de suas histórias em narrativas consagradas por homens. Em O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, sexto filme da franquia, que chega aos cinemas em 31 de outubro, a personagem Sarah Connor é a grande estrela.

Aos 62 anos de idade, a atriz Linda Hamilton retorna ao papel depois de quase três décadas desde sua última aparição como Sarah na franquia. Além dela, o filme promete mostrar mais girl power ainda com Mackenzie Davis, que atua como coadjuvante no papel da androide Grace.

Além de O Exterminador do Futuro, outras sequências renomadas no cinema e na televisão apostaram em mulheres como protagonistas. Confira a lista:

++ Além de Star Wars: 10 papéis marcantes de Carrie Fisher, que completaria 63 anos

CAÇA-FANTASMAS

Em 2016, Ghostbusters ganhou um reboot protagonizado por Melissa McCarthy, Kristen Wiig, Leslie Jones e Kate McKinnon, marcando o novo início da franquia iniciada com o filme clássico de 1984.

O filme sofreu muitas críticas do público e a trama não ganhará sequência em Caça-Fantasmas 3, que ignora a versão e dá continuidade ao filme original. O novo filme é protagonizado por quatro adolescentes, dois garotos e duas meninas.

++ Finn Wolfhard fala sobre gravações de Os Caça-Fantasmas 3: "As pessoas vão amar"

OITO MULHERES E UM SEGREDO

A franquia Onze Homens e um Segredo se iniciou em 1960. Em 2001, ganhou um remake que rendeu outros dois filmes: Doze Homens e Outro Segredo, de 2004, e Treze Homens e um Novo Segredo, de 2007. 

Apenas ano passado a franquia ganhou um filme protagonizado por mulheres. Oito Mulheres e um Segredo conta com grandes nomes no elenco, com Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway e Sarah Paulson. A cantora Rihanna também faz uma participação.


THOR: AMOR E TROVÃO

O próximo filme da Marvel sobre o deus do nórdico interpretado por Chris Hemsworth terá uma novidade: a Poderosa Thor. Em Love and Thunder, Jane Foster, interpretada por Natalie Portman, ganha um papel de destaque e ganha os mesmos poderes do herói. O filme chega aos cinemas em 5 de novembro de 2021.

++ Thor: Amor e Trovão pode ter a primeira heroína trans da Marvel nos cinemas

MIB: HOMENS DE PRETO INTERNACIONAL

Apesar de ainda não ter ganhado um filme protagonizado exclusivamente por mulheres, o quarto filme da franquia, lançado em junho deste ano, conta com Tessa Thompson como a agente M, que atua ao lado de Chris Hemsworth, o agente H.

Esse foi o primeiro filme de MIB sem WillSmith, que esteve presente como protagonista nas três produções anteriores.

DOCTOR WHO

A série britânica que estreou em 2005 já teve diversos atores no papel do Doutor, um extraterrestre que viaja pelo tempo e espaço para resolver problemas. Foi apenas na sua décima terceira encarnação, explorada na na temporada 11, de 2018, que ele se apresentou em um corpo feminino, como a Décima terceira Doutora. 

++ Globoplay assume exibição de Doctor Who no Brasil

VELOZES E FURIOSOS

Em 2018, nos bastidores das gravações do novo filme, Vin Diesel postou um vídeo agradecendoos estúdios da Universal por considerar suas sugestões de spin-off da franquia, com um filme que seria protagonizado por mulheres. Segundo o site JOE, o ator, que também é produtor da sequência, já anunciou o recrutamento de três roteiristas: Nicole Perlman, Lindsey Beer e Geneva Robertson-Dworet. 

Ainda não há informações sobre o elenco ou início da produção desse spin-off. A franquia Velozes e Furiosos chegará ao fim em 2021, com seu décimo filme. 

++ Cardi B aparece ao lado de Vin Diesel nos bastidores de Velozes e Furiosos 9: "Esse vai ser o melhor de todos"

007?

Se depender da vontade de Pierce Brosnan, ex-James Bond, o mesmo acontecerá com a franquia. Ele interpretou o personagem entre 1995 e 2002 e acha que é chegado o momento de ver uma mulher como 007. "Acho que já vimos homens fazendo isso pelos últimos 40 anos", declarou em uma entrevista. "Saiam da frente, caras, e coloquem uma mulher lá."

Já existem rumores de que o próximo filme da franquia, 007 - No Time to Die, a personagem da atriz Lashana Lynch poderia receber o título, atualmente do ator Daniel Craig, que se despede nesse longa. O film chega aos cinemas no dia 8 de abril de 2020.

Velozes e Furiosos doctor who Exterminador do Futuro Thor Girl power

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes