Jean-Paul Belmondo, estrela do cinema francês, morre aos 88 anos - StudioCanal
FALECIMENTO

Jean-Paul Belmondo, estrela do cinema francês, morre aos 88 anos

Morte foi confirmada pelo advogado do ator

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 06/09/2021, às 13h46

O ator francês Jean-Paul Belmondo, estrela do cinema francês, faleceu aos 88 anos, nesta segunda (6). Sua morte foi confirmada por seu advogado e a causa não foi revelada, de acordo com a IndieWire.

Belmondo ficou mundialmente conhecido ao estrelar "Acossado", filme de Jean-Luc Godard, e um dos principais da Nouvelle Vague francesa. Em sua carreira, atuou em quase 100 longas, entre trabalhos para o cinema e a televisão.

Belmondo nasceu em 9 de abril de 1933 e seu primeiro trabalho foi como boxeador, fazendo sua estreia no ringue amador em 1949. As mudanças físicas em seu rosto, segundo o ator, o obrigaram a abandonar o esporte. Ele acabou freqüentando uma escola de teatro, fazendo a transição para o Conservatório de Artes Dramáticas aos 20 anos. Sua estreia nos palcos foi em 1953.

Seu primeiro papel no cinema foi em "À pied, à cheval et en voiture", de Jean-Pierre Cassel, de 1957, no entanto sua participação foi cortada. Foi no final dos anos 50 que Belmondo conheceu o aclamado diretor Jean-Luc Godard, sendo escalado para estrelar "Acossado" ao lado da atriz Jean Seberg. No filme, ambos vivem um casal em fuga após um crime.

O filme deu fama a Belmondo tanto na França quanto nos Estados Unidos. Depois, apareceu ao lado de Sophia Loren em "Duas Mulheres", de 1961, - o filme que rendeu a Loren o Oscar de Melhor Atriz - e voltaria a se reunir com Godard em 1961 em "Uma Mulher é uma Mulher".

Suas atuações em "Banana Peel", de 1963, e "O Homem do Rio", de 1964, fizeram de Belmondo uma estrela dos filmes de ação, comparado a James Dean e Humphrey Bogart. Sempre quis fazer filmes americanos, mas se recusava a aceitar papéis onde ficaria marcado como o "francês", por isso, recusou várias ofertas de Hollywood.

Belmondo foi indicado a dois prêmios BAFTA e ganhou um Cesar - o equivalente francês ao Oscar -, em 1989, por "Itinerário de um Aventureiro", de Claude Leloach.

Belmondo deixou três filhos.


Belmondo Jean-Paul

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes