Mostra de Cinema Chinês de São Paulo retorna com filmes inéditos - Fotos/Divulgação
VEM AÍ!

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo retorna com filmes inéditos

6ª edição acontece entre os dias 1 e 20 de novembro de forma on-line e gratuita

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/10/2021, às 15h48

A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, organizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, retorna para sua 6ª edição após um hiato de quase dois anos devido à pandemia de covid-19, programada para acontecer entre os dias 1 e 20 novembro, de forma on-line e gratuita.

A Mostra traz em sua programação 10 filmes, a maioria deles inéditos no Brasil, a exemplo do filme de abertura, “Tudo ou Nada”, do diretor Zhou Hao, que será exibido pela primeira vez fora da China. O filme foi indicado ao Golden Goblet de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Xangai e a Melhor Documentário no FIRST International Film Festival, ambos em 2021.

A programação reúne ainda trabalhos mais recentes de diretores consagrados, como o   drama tibetano "Balão", de Pema Tseden, que recebeu mais de 22 prêmios internacionais, entre eles, um especial em Veneza; “Aves Suburbanas” de QIU Sheng, indicado a Melhor Filme de Estreia e Leopardo de Ouro da seção Cineastas do Presente no Festival Internacional de Cinema de Locarno.

E ainda: “Quero uma Vida com Você”,  filme de estreia de SHA Mo, que arrecadou mais US$ 50 milhões em bilheteria na China; “Um Porto Seguro”  de LI Xiaofeng, indicado ao Melhor Filme no Festival Internacional de Macau e no Festival Internacional de Cinema de Xangai; e "Quatro Primaveras"  de LU Qingyi, indicado a Melhor Documentário no Golden Horse Film Festival, entre outros.

Com a curadoria de Wang Yao, pesquisador-assistente do Instituto de Cultura Cinematográfica da China da Academia de Cinema de Pequim, os filmes abordam questões sociais ligadas ao zeitgeist atual, com o objetivo de alimentar o intercâmbio cultural entre os dois países e construir uma cultura de positividade.

Cada filme permanecerá on-line por 7 dias na plataforma. Alguns diretores também gravarão um vídeo falando um pouco de sua obra, especialmente para a Mostra. 


Cinema Mostra chinês de

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes