"Na Metade do Caminho" documenta reaproximação familiar e a história de gerações que formaram São Bernardo do Campo - Divulgação/Tempo
NOVIDADE

"Na Metade do Caminho" documenta reaproximação familiar e a história de gerações que formaram São Bernardo do Campo

Curta "Na Metade do Caminho" será exibido em pontos espalhados pela região do ABC, em São Paulo

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 25/08/2022, às 16h57

No mês de aniversário de São Bernardo do Campo, o diretor Gabriel Mendes da Costa e a Tempo anunciam o lançamento do curta-metragem “Na Metade do Caminho”, que retrata a visita do diretor a alguns familiares em um almoço de domingo e o registro de cenas dessas interações.

As exibições ocorrem a partir de 27 de agosto em pontos espalhados pela região que ajudam a retratar aspectos da formação, pontos importantes (do ponto de vista afetivo, social e político) e eventos históricos da região. A ideia é que o circuito, que se inicia ainda em agosto, possa integrar os bairros e criar um percurso que dialogue com a história social e informal de São Bernardo do Campo. 

Os locais confirmados para a primeira fase de exibições envolvem o CAV (Centro de Audiovisual), Câmara de Cultura Taboão, UFABC, Casa de Memória, entre outros.

A estreia oficial e aberta ao público está marcada para o dia 27 de agosto, às 15h, na Fábrica de Cultura da cidade. Outras exibições estão programadas para as semanas e dias seguintes e serão anunciadas em tempo real pelo perfil da distribuidora Tempo.  

A narrativa do filme explora a visita a um almoço de família após anos de distância e os registros do reencontro em filmagens de arquivo pessoal. Todas as imagens feitas são reais e mostram a interação entre primos, tias, pais e irmãos e diferentes gerações de pessoas de uma mesma família e região. 

"Com base na importância pessoal que envolveu a criação do filme, desenvolvemos um circuito de exibições que também nos aproxima de pontos importantes da cidade. Gerar novas interações a partir da experiência de conexão criada no momento em que as imagens surgiram", comenta Gabriel. Após o encerramento das exibições, o filme não será disponibilizado em plataformas digitais. 

Cada local exibirá o trabalho com sua própria tecnologia, então os espectadores de bairros distintos terão acesso ao filme em diferentes monitores, telas, TVs, etc. É possível também obter materiais gráficos ligados à obra, que serão disponibilizados de maneira gratuita em todos os locais indicados. O circuito ainda envolve escolas, sindicatos, bares, centros culturais, entre outros. 

E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


 

Gabriel Mendes da Costa Na Metade do Caminho

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"