"Napo": Curta-metragem brasileira estreará em outubro no YouTube - Divulgação/Miralumo Filmes
Vem ai!

"Napo": Curta-metragem brasileira estreará gratuitamente em outubro no YouTube

Produção premiada rodou o mundo em mais de 60 festivais

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 06/10/2021, às 16h35 - Atualizado às 16h54

A animação brasileira "Napo", de Gustavo Ribeiro ("Todos os Paulos no Mundo"), irá estrear gratuitamente no YouTube no Dia Internacional da Animação, dia 28 de outubro às 20h seguindo o fuso horário de Brasília.

A trama acompanha o personagem-título da história, um senhor de idade que, por conta do agravamento do Alzheimer, vai morar com a filha Lenita e com o neto João. Porém, como consequência da doença, Napo vai se esquecendo das pessoas que conheceu ao longo de sua vida, e com ajuda despretenciosa do neto, ele pode circular entre o passado o presente e criar novas lembranças das quais ainda se lembre.

"Ao tropeçar em um álbum cheio de velhas fotografias, ele deixa as imagens guiarem sua
imaginação e transforma as memórias de seu avô em desenhos. Desenhos que moldam sua
relação em uma história de lembrança e construção de memória", finaliza a sinopse. Asista ao trailer oficial:

"‘Napo’ é uma história que propõe uma reflexão sobre os papéis dos familiares, a necessidade de contato humano, a capacidade de imaginação que transcende os limites da idade, as origens do amor (o mais puro e infantil), as dificuldades do envelhecimento. Nossa vida é o resultado dos momentos dos quais nos lembramos. Mas... E se não conseguíssemos nos lembrar de nada? Nosso projeto nasce da angústia do esquecimento", explica Ribeiro

"A proposta é abordar o tema do Alzheimer de uma forma sutil, mostrando, através da visão lúdica da criança, a construção de uma amizade entre neto e avô. No avô, o menino encontra uma ótima companhia para dividir o seu maior hobby: desenhar. Através do menino, o avô tem a chance de lembrar pela última vez recortes de lembranças passadas", finaliza o diretor sobre sua opinião.

O premiado curta-metragem circulou por mais de 60 festivais importantes de cinema, e foi finalista no LA Shorts 2020, tornando-se o orgulho de Gustavo Ribeiro por ter tido o primeiro trabalho da produtora reconhecido internacionalmente, além de levar ao mundo a história inspirada em seu avô e aos demais que faleceram em decorrência ao Covid-19.


Napo curta-metragem Miralumo Filmes brasileiro Festival de Cinema Gustavo Ribeiro

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes