"O Auto da Compadecida 2": Ideia da sequência foi apresentada a Ariano Suassuna - Divulgação/Globo Filmes
NOVIDADE

"O Auto da Compadecida 2": Ideia da sequência foi apresentada a Ariano Suassuna

Sequência chegará aos cinemas 25 anos depois do lançamento da série, que ficou famosa ao ser adaptada para longa-metragem

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 20/03/2023, às 11h29

Desde que "O Auto da Compadecida 2" foi confirmado, os fãs ficaram ansiosos pela continuação da obra adaptada do livro de Ariano Suassuna. O que muitos não sabem, é que a ideia de um novo filme com João Grilo e Chicó chegou a ser apresentada ao escritor e foi aprovada por sua família há dois anos.

Manuel Dantas Suassuna, filho do autor, revelou ao G1, que todo o processo para tirar do papel a ideia de fazer uma continuação do filme passou pela família. Segundo ele, tempos depois do lançamento do primeiro filme, o diretor Guel Arraes e Ariano Suassuna chegaram a conversar sobre a possibilidade de uma sequência, o que acabou não acontecendo até então. Entretanto, o diretor cinematográfico voltou a conversar com a família do já falecido escritor sobre o assunto.

"Todo esse processo passou pela família. Desde que Guel propôs a ideia, ele conversou com a família para saber o que nós achamos, e foi um processo que passou por nós há cerca de dois anos", afirma Manuel.

De acordo com o filho de Ariano, que é artista plástico, a autorização da família veio após muita conversa e análise, já que se trata de um dos textos de maior sucesso assinado originalmente por Suassuna. Nesse percurso, escritores amigos de Ariano Suassuna também foram consultados.

"Analisamos os prós e contras de se ter um texto que não é puramente de Ariano, mas que vai levar o nome dele. A peça é de muito sucesso, então consultamos vários escritores amigos para saber a opinião deles, para traçar um caminho. E também teve uma conversa de meu pai com Guel, quando ele estava vivo, para se fazer uma segunda versão. Depois, abandonaram a ideia, e agora, mais de 20 anos depois, ela veio à tona", explicou.

Ainda segundo Manuel, não se sabe a ordem cronológica nem o texto exato que virá adiante no novo filme. A produção será dirigida por Guel Arraes, assim como há 20 anos, e Flávia Lacerda, com produção da Conspiração e H2O Films.

"Tudo é inédito. Não sei se será como da primeira vez, com adaptações de textos de outras peças. Estamos da mesma forma que o público, na expectativa de que seja um êxito", disse.

As gravações devem iniciar ainda este ano e o filme deve entrar em cartaz nos cinemas de todo o Brasil em 2024, dez anos depois da morte de Ariano Suassuna.

"Confiamos na produção e estamos na expectativa! Assim como da outra vez, papai deu total liberdade. Torcemos muito pelo sucesso!", finalizou.

Sobre "O Auto da Compadecida"

Baseado na obra de Ariano Suassuna, "O Auto da Compadecida" se passa em Taperoá, no sertão da Paraíba, nos anos 1930, onde João Grilo (Nachtergaele) e Chicó tentam vencer na vida com inteligência em meio a adversidades de uma vida humilde.

Além de Matheus Nachtergaele e Selton Mello, o elenco do filme ainda conta com nomes como Rogério Cardoso ("A Grande Família"), Bruno Garcia ("Sob Pressão"), Virginia Cavendish ("Lisbela e o Prisioneiro"), Denise Fraga ("Como Fazer um Filme de Amor"), Diogo Vilela ("Toma Lá Dá Cá"), Paulo Goulart ("Roda de Fogo"), Lima Duarte ("Roque Santeiro") e Fernanda Montenegro ("Central do Brasil"), que viveu Nossa Senhora Aparecida.

"O Auto da Compadecida 2" estreia em 2024 e contará com o retorno de Guel Arraes na direção. Flávia Lacerda, diretora assistente de "Medida Provisória", também se junta ao cineasta no comando da sequência.


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


O Auto da Compadecida 2 O Auto da Compadecida

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes