'O Rei Leão' - Reprodução/YouTube
Origem

'O Rei Leão': curiosidades, bastidores e a história por trás da animação original de 1994

Animação original de 'O Rei Leão' teve demissão de diretor e inspiração africana; live-action estreia esta semana

Redação Digital Publicado em 17/07/2019, às 10h57 - Atualizado às 11h16

O live-action de O Rei Leão está sendo um dos filmes mais aguardados de 2019, contando com um elenco impecável de dubladores como Donald Glover (Simba), Beyoncé (Nala) e Seth Rogen (Pumba).

O filme chegará aos cinemas do Brasil esta semana, mais especificamente no dia 18 de julho.

Porém, você a conhece direitinho a animação original da Disney? Lançada lá em 1994, ela também já foi um sucesso logo de cara, agradando não só o público infantil como o adulto. 

Originalmente, os diretores de O Rei Leão eram George Scribner (Oliver e sua Turma) e Roger Allers (A Bela e a Fera), que foram ao Quênia em 1991 para coletar inspirações e conhecimento sobre a cultura do país africano, e posteriormente adaptá-lo na animação. 

Lá eles aprenderam sobre o lema “Hakuna Matata”, o “asante sana squash banana” e desenvolveram a ideia do “círculo da vida” que apresentariam no filme. 

Mesmo existindo um respeito entre os dois diretores, sempre houve um conflito quando falava-se sobre o tom de O Rei Leão. George pensava em algo mais realista, quase como um documentário que explorasse a natureza africana. Já Roger que, como sabemos, acabou ganhando e tirando o outro diretor do filme, queria um musical. 

Durante a criação da história, foram notadas grandes inspirações vindas de Hamlet, de William Shakespeare, principalmente se falando de um drama familiar. O pai de família assassinado pelo próprio irmão para conseguir o que quer é algo que está presente nas duas tramas. 

Na verdade, este conflito não ia existir, pois originalmente Scar e Mufasa não eram irmãos, mas o filme passou por alterações no roteiro que o deixaram ainda mais semelhante à tragédia shakespeariana.

Para a produção, os animadores constantemente visitavam o Zoológico de Los Angeles para estudar o movimento dos animais, o que foi difícil mesmo com o conhecimento, precisando até levar leões reais para os estúdios da Disney.

A famosa cena da manada de Gnus, que acaba matando Mufasa, levou nada mais e nada menos que três anos para ser finalizada, mesmo tomando poucos minutos do filme.

Quase no fim da produção de O Rei Leão, a Disney presencia um imprevisto: um terremoto em Los Angeles que deixou seus estúdios inacessíveis, precisando ser continuado em garagens da Califórnia. Meses depois do ocorrido, a situação foi estabilizada e puderam retornar ao seu local de trabalho normalmente. 

++ 'O Rei Leão': mãe de Simba deveria ser a protagonista do filme, dizem pesquisadores

O Rei Leão obteve a maior bilheteria de 1994, e se tornando um dos clássicos mais bem sucedidos da Disney, tanto aos olhos da crítica especializada quando dos fãs. A música Can You Feel The Love Tonight, de Elton John para a animação, levou um Oscar por Melhor Canção Original. 

Relembre: 

Disney Cinema O Rei Leão

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes