"A Praga", filme "perdido" de Zé do Caixão, estreia nos cinemas - Divulgação/Elo Studios
NOVIDADE

"A Praga", filme "perdido" de Zé do Caixão, estreia nos cinemas

Longa havia sido perdido em um incêndio há quatro décadas, mas foi restaurado e chega às telonas após passar por festivais ao redor do mundo

Henrique Nascimento | @hc_nascimento - Publicado em 06/07/2023, às 09h00

Perdido em um incêndio há mais de quatro décadas, "A Praga", filme póstumo de José Mojica Marins, o Zé do Caixão ("À Meia-Noite Levarei Sua Alma"), chega aos cinemas a partir desta quinta-feira, dia 6 de julho. O longa estreou em 2021, durante o 54º Festival de Cinema de Sitges, na Espanha, e até então só havia sido exibido em festivais.

O longa conta a história de Marina e Juvenal, um casal que, durante um passeio pelo campo, para em frente à casa de uma estranha idosa para tirar fotos. Irritada, ela se revela uma bruxa e joga uma maldição em Juvenal.

O feitiço provocca uma ferida no corpo do homem, que se abre de forma descontrolada e o leva a ter uma fome insaciável por carne crua, que precisa ser alimentada constantemente na tentativa de saciá-lo. Confira o trailer:

"A Praga" foi originalmente concebido como um episódio do programa "Além, Muito Além do Além", exibido na TV Bandeirantes entre 1967 e 1968. Porém, a primeira versão da história acabou se perdendo em um incêndio na emissora e, em 1980, o cineasta, que morreu em 2020, aos 83 anos, decidiu refilmá-la, mas não conseguiu finalizar o filme.

Eugenio Puppo ("Sem Pena") acabou se encarregando de dar continuidade ao trabalho de Zé do Caixão e terminou "A Praga". "Todo o cuidado que tivemos com a recuperação do filme foi importante para não deixar que ele se perdesse através da história. Fizemos de tudo para manter a autenticidade, oferecer ao público algo muito próximo do que tínhamos encontrado, com a veracidade de um autêntico filme de Mojica", declarou o cineasta em comunicado à imprensa.

"Quando me contava sobre os vários trabalhos que não conseguiu concluir, ele sempre fazia referências ao 'A Praga'. Agora, finalmente o filme terá um lançamento à altura de sua importância", relembrou.

Como abertura do filme, será exibido o curta-metragem "A Última Praga de Mojica", com direção de Cédric Fanti, Matheus Sundfeld, Pedro Junqueira e o próprio Puppo, que relata o processo de resgate e finalização do longa.

 

Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Zé do Caixão A Praga José Mojica Marins

Leia também

Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos


Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema