"Pureza" mostra a história real de mulher que inspirou combate ao trabalho escravo no Brasil - Divulgação/Downtown Filmes
VEM AÍ!

"Pureza" mostra a história real de mulher que inspirou combate ao trabalho escravo no Brasil

Filme de Renato Barbieri estrelado por Dira Paes estreia nos cinemas em 19 de maio

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 28/04/2022, às 12h28

Inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, cuja luta inspirou a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, "Pureza" mostra a primeira ação na história do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.

Dira Paes ("Divino Amor") vive a protagonista Dona Pureza, uma mulher que mora no interior do Maranhão, onde trabalha fabricando tijolos ao lado de seu filho Abel (Matheus Abreu). Em busca de uma vida melhor, o rapaz decide tentar a sorte nos garimpos da Amazônia.

Após meses sem notícias do filho, Pureza inicia uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro. Na busca por Abel, Pureza descobre um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela testemunha o tratamento brutal dispensado aos trabalhadores.

Com muita coragem, ela consegue escapar da fazenda e decide denunciar os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade, e lutando contra um sistema forte e perverso, Pureza retorna à fazenda para registrar provas e pressionar o governo – sem nunca perder de vista a busca por seu filho Abel.

Dirigido por Renato Barbieri ("Cora Coralina: Todas as Vidas"), "Pureza" passou por diversos festivais internacionais no Panamá, Itália, Estados Unidos e estreia nos cinemas nacionais em 19 de maio. Barbieri falou sobre a importância do filme: 

"'Pureza' tem o potencial de atuar de uma forma preventiva sobre essa situação. Quando um trabalhador comum vê este filme, ele entende a mecânica do trabalho escravo, como acontece o aliciamento, por que seus documentos são confiscados.", ressaltou.

"Faremos muitas sessões em regiões vulneráveis para aumentar a consciência do país sobre esse problema. É necessário abrir os olhos e o coração da sociedade brasileira para o trabalho escravo. Precisamos virar essa página da nossa História." concluiu.

Questionada sobre onde quer que o filme chegue, Dira Paes foi enfática: "As pessoas devem ver o filme porque esta é uma trajetória singular. É uma história que se repete todo dia no Brasil."

"A história da Pureza inspirou que as legislações trabalhistas fossem revistas, e que um Grupo de Vigilância Móvel fosse finalmente criado contra o trabalho escravo contemporâneo. É um marco histórico que ela tenha sido reconhecida pelo Nobel dos direitos humanos, o Anti-Slavery Award. É preciso continuar. Precisamos ter exemplos de pessoas como ela, que foram além do que pensaram que poderiam ir.", afirmou a atriz.

Dira e Renato conheceram Pureza Loyola pessoalmente e falaram como foi o encontro com a mulher que inspirou o filme. 

"Liguei pra ela em Bacabal, no coração do Maranhão, e disse que queria fazer um filme sobre a jornada dela em busca do Abel. Ela pensou e me respondeu: 'Agora entendi o que o pastor falou pra mim num transe na semana passada. Ele me disse que os olhos do mundo iam me ver. Entendi o que são os olhos do mundo: é o cinema'.", contou Renato.

"Ela é maravilhosa, tem conclusões de uma grande sabedoria. Dona Pureza me fez entender que a inteligência é um atributo da vida; não é uma exclusividade humana.", disse o diretor.

"Ela já foi falando como se me conhecesse, sem formalidades. Já fez alguma cobrança bem-humorada pro Renato, já estava em alguma negociação com ele sobre o filme (risos). Me deu um abraço cheio de sorriso. É uma mulher veloz, que fala, gesticula muito. Pensei: também não posso retratá-la exatamente assim no cinema, vão achar que eu estou exagerando (risos).", brincou Dira.

"Ela me mostrou muitas fotografias e entrevistas que deu na época. E me contou uma história muito marcante na vida dela, que não está no filme: o encontro dela com a onça. Transcrevi tudo isso pro papel, e isso virou o discurso dela no filme.", concluiu a atriz.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Renato Barbieri Pureza Dira Paes

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes