Cena de 'Vingadores: Guerra Infinita' - Divulgação/Marvel
Vingadores

Relembre os 21 primeiros filmes do universo cinematográfico da Marvel

A Marvel começou suas produções em 2008 e está prestes a terminar uma era com 'Vingadores: Ultimato'

Redação Digital Publicado em 14/04/2019, às 10h53 - Atualizado em 03/05/2019, às 17h20

Kevin Feige decidiu transformar o universo cinematográfico da Marvel. Já existiam os sucessos Homem-Aranha X-Men, mas Feige percebeu qoe o estúdio tinha os direitos dos personagens de Os Vingadores.

Ele então começou a produzir o que seria a melhor fase do cinema de super-heróis, que mudaria a indústria como as pessoas conheciam.

Em 2008, surgiu a nova fase da Marvel: um universo cinematográfico interligado que iria se estender por vários longas solos e de encontros entre os super-herós que fazem parte do arco principal que envolve Os Vingadores.

Em 2019, esse arco está prestes encerrar uma era com Vingadores: Ultimato, que estreia no dia 25 de abril. Mas antes da saga do universo cinematográfico da Marvel terminar, relembre os 21 filmes (em ordem cronológica) que criaram o espaço para o último:

1. Homem-de-Ferro (2008)

Robert Downey Jr. é a versão viva do personagem imaginado nos quadrinhos. E ele conseguiu mostrar isso muito bem no filme de 2008, que deu o ponta pé inicial para o universo cinematográfico da Marvel.

2. O Incrível Hulk (2008)

Embora o filme seja com Edward Norton em vez do Mark RuffaloO Incrível Hulk de 2008 também faz parte dessa fase do Universo Cinematográfico da Marvel.

3. Homem-de-Ferro 2 (2010)

O personagem ganhou o público e garantiu mais um filme, com Robert Downey Jr. já consolidade como o herói.

4. Thor (2011)

Em 2011, chegou a vez de conhecermos o terceiro herói dos Vingadores nas telonas. Chris Hemswroth deu vida ao deus nórdico Thor e fez cenas engraçadas ao mostrar como uma figura divina reagiria ao tentar viver entre os mortais.

5. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

O herói que bateu em Hitler: esse é um jeito que podemos descrever a figura do Capitão América, amado nos Estados Unidos e considerado o lídero da força Vingadores. Capitão apareceu como o primeiro vingador em 2011.

6. Os Vingadores (2012)

Em Os Vingadores, tivemos o primeiro filme com todos os heróis juntos lutando contra as ameaças extraterrestres. Foi este o filme responsável por encerrar a chamada Fase 1 da Marvel. 

7. Homem-de-Ferro 3 (2013)

A expectativa para os flmes da Marvel depois de Os Vingadores ficou alta. Homem-de-Ferro 3 foi o primeiro longa da segunda fase do Universo Cinematográfico da Marvel, iniciado com o primeiro filme desta trilogia.

8. Thor: Mundo Sombrio (2013)

O segundo filme da trilogia focada em Thor aproxima o deus nódrico de seu irmão traiçoeiro, Loki. É claro que os fãs, que sempre tiver um fraco pelo Loki, adoraram ver os dois irmãos trabalhando juntos.

9. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Capitão América era o soldado invencível, sem ninguém páreo para derrotá-lo. Até que Bucky, seu antigo amigo, retorna e abala o capitão. Além, claro, de ter um braço de metal que quase consegue destruir o escudo de Steve.

10. Guardiões da Galáxia (2014)

Animado, engraçado e com personagens apaixonantes, além de um final de tirar o fôlego, Os Guardiões da Galáxia é um dos melhores longas do Universo Cinematográfico da Marvel.

11. Vingadores: Era de Ultron (2015)

O sucesso de bilheteria retorna com mais uma ameaça contra a raça humana. O maior grupo de heróis do cinema lutam em um longa de ação de fazer os fãs seguraram a respiração até a cena pós-créditos.

12. Homem-Formiga (2015)

Dirigido por Ed Wright (Baby Driver), o filme traz Paul Rudd no papel do herói em um dos longas mais ágeis e bem editados da Marvel. Termina, aqui, a chamada Fase 2.

13. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Capitão América volta em seu terceiro filme solo, mas movido pelos acontecimentos do último Os Vingadores. O ataque de Ultron fez com que os políticos decidam que os heróis são uma força grande demais e precisa ser controlada. Neste filme, que inicia a terceira fase das produções da Marvel, as tensões entre Capitão América e Homem-de-Ferro ficam ainda mais evidentes.

14. Doutor Estranho (2016)

Benedict Cumberbatch aparece como um brilhante cirurgião que tem sua carreira destruída, mas tem a vida mudada quando um feiticeiro decide treiná-lo para seguir seus passos.

15. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

O segundo Guardiões da Galáxia precisam lutar para manter seu grupo unido. O longa também desvenda os mistérios sobre o verdadeiro pai de Peter Quill.

16. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Depois de atuar ao lado dos Vingadores, Peter Parker precisa voltar para sua casa e voltar para sua vida como super-herói - e jovem estudante em Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

17. Thor: Ragnarok (2017)

Thor (de cabelo curto) precisa voltar para Asgard e impedir que seu mundo seja destruído.

18. Pantera Negra (2018)

Pantera Negra é, além de tudo, um dos filmes mais bem-feitos e mais bonitos de se ver da Marvel. A atenção com os figurinos e cenários deixa isso bem claro - além de ter rendido um dos dois Oscars que o filme ganhou na premiação de 2019. Foi, aliás, o primeiro filme da Marvel a ser indicado ao Oscar de melhor filme.

19. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Os Vingadores precisam lutar contra o ultra poderoso gigante Thanos. O final ainda não foi superado por muitos dos fãs da saga.

20. Homem-Formiga e a Vespa (2018)

O segundo filme focado no Homem-Formiga também abre espaço para que o herói aprenda a lutar ao lado da Vespa.

21. Capitã Marvel (2019)

O filme da super-heroína é um dos melhores da Marvel e quebrou recorde de bilheteria ao arrecadar mais de 1 bilhão de dólares.

++ 21 curiosidades sobre 'Vingadores: Ultimato', o maior filme da Marvel

Agora, é a vez de Vingadores: Ultimato, filme que encerra a Fase 3 e uma era na Marvel Studios, com estreia programada para o dia 25 de abril.

A Fase 4, porém, já está confirmada, se inicia com Homem-Aranha: Longe de Casa, em 4 de julho. Os filmes seguintes ainda estão mantidos em segredo, para evitar spoilers de Ultimato

Cinema Os Vingadores Homem-de-Ferro Os Vingadores: Ultimato Vingadores Vingadores: Ultimato Marvel Homem-Aranha Thor Hulk

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes