Roland Emmerich afirma que grandes estúdios estão destruindo a indústria cinematográfica - Reprodução/Instagram
INDÚSTRIA

Roland Emmerich afirma que grandes estúdios estão destruindo a indústria cinematográfica

Diretor de "Moonfall" criticou Marvel, DC e Lucasfilm por saturar o mercado

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 02/02/2022, às 14h12 - Atualizado às 14h30

Roland Emmerich, responsável pelos grandes "2012", "Independence Day" e o mais recente "Moonfall", expressou sua opinião sobre como os estúdios de grande porte estão afetando negativamente a indústria cinematográfica, fazendo referência à Marvel, DC e Lucasfilm.

Em uma conversa ao Den of Geek, o cineasta foi questionado se o modelo de filmes que tem sido lançado o preocupa e respondeu que sim. “Porque, naturalmente, a Marvel e a DC Comics, e Star Wars , praticamente assumiram o controle. Está arruinando um pouco nossa indústria, porque ninguém mais faz nada original", se posicionou.

Não é uma surpresa o comentário de Emmerich para quem o conhece, visto que ele já falou sobre sua repulsão aos filmes de super-heróis, em particular os da Marvel, que afirmou usar  para dormir em viagens de avião. O diretor já explicou que o ceticismo em relação ao gênero decorre do fato de ele ter crescido na Alemanha muitos anos antes de o conceito de super-heróis ser transplantado com sucesso para esse mercado.

“Havia [ os quadrinhos de As Aventuras de Tintim ], mas eles eram muito infantis e não havia super-heróis. Então é por isso que, no início, os super-heróis não funcionavam na Alemanha. Eles precisavam de 10 ou 15 anos [de filmes] para chegar ao mesmo nível do resto do mundo…. Mas eu nunca encontrei nenhum interesse nesse tipo de filme", explicou.

Por fim, ao citar outras produções saturadas e um exemplo de diretor que consegue mater a autenticidade e construir um grande filme. “E eu acho que, na verdade, Christopher Nolan é o mestre nisso. Ele é alguém que pode fazer filmes sobre o que quiser. Eu tenho um pouco mais de dificuldade, mas ainda tenho um nome grande o suficiente – especialmente quando é um desastre [filme] ou tem algum tipo de tema de desastre".

Foi assim que Emmerich conseguiu o financiamento para "Moonfall", a partir de uma ideia original. "E se a lua não fosse um objeto natural, mas uma “megaestrutura”, como alguns teóricos da conspiração sugerem alegremente? E se essa megaestrutura realmente começasse a cair na Terra? É um conceito que Emmerich está tentando decolar há anos", concluiu o veículo.

Estrelado por Halle Berry ("Ferida") e Patrick Wilson ("Aquaman e o Reino Perdido"), "Moonfall" chega aos cinemas nesta quinta, dia 3 de fevereiro.


Indústria DC Original Cinema Cineasta Marvel Saturada Roland Emmerich diretor Lucasfilm

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes