'Hellboy' - Divulgação
INFERNAL

Saiba o que muda no novo filme do Hellboy, que estreia esta semana

O reboot estrelado por David Harbour chega aos cinemas brasileiros no dia 16 de maio

Júlia Andrade Publicado em 12/05/2019, às 09h01 - Atualizado em 23/07/2019, às 19h02

O super-herói dos infernos estará de volta aos cinemas nesta semana. Como um reboot do primeiro filme e como terceira produção cinematográfica baseada no monstro que luta pelos humanos, importado dos quadrinhos, criado por Mike Mignola, Hellboy vem cheio de mudanças, quando comparado aos longas anteriores.

A base da história é a criatura demoníaca, invocada do inferno por um feiticeiro, contratado por um grupo de nazistas para destruir o mundo. No entanto, ele é cuidado pelo Professor Trevor Bruttenholm, que presenciou seu surgimento e vira uma espécie de pai, e acaba seguindo como agente da divisão secreta de Bruttenholm, se aliando às pessoas na batalha contra ameaças monstruosas à humanidade. 

Hellboy é um personagem assustador, mas de coração gigante. Saiba o que tem de diferente na nova versão cinematográfica, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (16):

Narrativa

Agora o foco da história é o ressurgimento da vilã Rainha de Sangue, que ressucita para invovcar o mal, além do paradoxo do semi-demônio, que vive preso entre o mundo sobrenatural e humano.

Hellboy é convocado para enfrentá-la em defesa da humanidade, mas o Vermelhão precisa controlar seu poder de destruição para o confronto não resultar no fim do mundo, justo o que ele luta contra.

No filme anterior, Hellboy II: O Exército Dourado (2008), o inimigo do protagonista era o Príncipe Nuada, do submundo, que tem o plano de recuperar a Terra e acabar com a humanidade. Ele só pode ser detido pelo herói demoníaco, que enfrenta essa batalha.

 Nimue - Rainha de Sangue

Com sua primeira aparição no cinema, a bruxa britânica, vinda dos quadrinhos, foi uma das mais poderosas do reinado do Rei Arthur. Antes, amante do mago Merlin, ela sugou os poderes dele e enlouqueceu depois de aprisioná-lo. Com isso, sendo odiada pelas outras feiticeiras, foi morta e esquartejada por elas, tendo suas partes do corpo espalhadas pela Terra.

Essas partes foram juntadas em um caixote e ela é ressucitada pela criatura Gruagach, que aceita a oferta do demônio Astaroth, de lhe dar todo o sangue de um vilarejo para despertar a, então denominada, Rainha de Sangue, que retorna para causar mais detruição e combatê-la vira a missão de Hellboy.

 

Elenco
Ron Perlman deixa de ser Hellboy, depois de dois filmes, e passa o bastão de protagonista para David Harbour (Stranger Things). John Hurt não é mais o Professor Broom, pai adotivo do herói dos infernos, que agora é vivido por Ian McShane. Milla Jovovich surge como a feiticeira Nimue, a Rainha Sangrenta, grande vilã desse filme.

E a direção, antes por conta de Guilherme Del Toro, passou a ser responsabilidade de Neil Marshall, que dirigiu a segunda e quarta temporadas de Game of Thrones, a primeira temporada de Westworld e alguns filmes de terror como Abismo do Medo e Juízo Final.

Gênero


Os trailers mostram que o filme é bem mais voltado para o terror, com uma narrativa mais sinistra, com cenas mais violentas e sangrentas do que os anteriores, apesar de toques de humor.

A Motion Picture Association of America classificou a produção por “violência sangrenta, violência por toda parte e linguagem”, indicando que realmente é o que aparece no teaser.

David Harbour disse, em entrevista ao Joblo, que Hellboy está mais sombrio, mais musculoso e mais intenso.

Classificaçao indicativa


Por conta do foco mais sombrio e violento, o longa foi classificado para maiores de 18 anos, diferente dos antecessores que tinham 14 anos como idade mínima indicada.

Crítica

O filme não fui muito aprovado pelos críticos até agora. Em abril, a Rotten Tomatoes liberou a parcial de avaliações, que mostrou que a produção chegou ao site com apenas 9% de aprovação, com uma nota média de 4/10, baseada em 33 avaliações.

O longa estreou dia 12 de abril nos Estados Unidos e foi massacrado por muito veículos, como o NY Post, que disse ser grotesco, imbecil e nojento, o IGN, que disse não ter nenhum charme e falha na tentativa de reiniciar o universo, e o Den of Geek, que disse ser um filme barulhento e sem alma.

++ Socorro! 'IT: A Coisa 2' ganha um trailer assustador; vem ver

Vamos poder fazer as nossas próprias avaliações ainda esta semana: Hellboy estreia dia 16 de maio nos cinemas

 
 

Hellboy Cinema

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes