Saiba tudo sobre a 29ª edição do Festival Mix Brasil - Divulgação
EXCLUSIVO!

Saiba tudo sobre a 29ª edição do Festival MixBrasil, que começa nesta quarta-feira (10)

O CineBuzz e a revista Máxima entrevistaram o criador do evento cultural, André Fischer

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 10/11/2021, às 17h00

Com início nesta quarta, 10 de novembro, o 29º Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade traz, mais uma vez, produções artísticas sobre o universo LGBTQIA+. Em entrevista ao CineBuzz e à revista Máxima, André Fischer, criador do evento, falou sobre a história e a atual edição do festival, que tem "Deserto Particular", longa pré-indicado para representar o Brasil no Oscar 2022, como um de seus destaques.

Além do grandioso filme citado anteriormente, o festival conta com uma lista extensa de outras produções que estão participando, e ela vai muito além dos longas convencionais, tendo grande presença de curta-metragem, música, literatura e teatro.

Em longa-metragem, temos os grandes: "A Primeira Morte de Joana", "Até o Fim", "Deus Tem AIDS", "Madalena", "Máquina do Desejo", "Vênus de Nyke", "Transversais", "Bori", "Ney à Flor da Pele" e muito mais. Já na categoria de curtas, alguns deles são: "O Nascimento de Helena", "Vagalumes", "Acesso", "Uma Carta Para O Meu Pai", "Hortelã", "Manaus Hot City", "Simples Assim" e "Charlotty".

Sempre pensando em tratar da diversidade e furar bolhas do conservadorismo, o Festival Mix Brasil traz em suas produções temas que falam sobre orientação sexual, doenças sexualmente transmissíveis (DST'S), como o HIV -retratado em um dos filmes- e procura retratar as pessoas que se encontram nesta posição com o objetivo de mostrar que todos somos iguais. Outro fator importante do festival, é poder dar espaço e oportunidades para os filmes independentes, para que assuntos tão importantes sejam tratados com mais naturalidade e sejam mais vistos pela população, tentando transmitir um entendimento maior sobre pautas que são pouco faladas ou desprezadas.

Com quase 30 anos desde sua criação, o festival nasceu como algo de produção cultural independente e LGBTQIA+, e começou com apenas curtas-metragens. Hoje, ele abrange para todos os outros modelos, trazendo filmes que já circularam por diversos festivais internacionais de cinema. 

Confira a primeira parte do papo com André Fischer a seguir. Para conferir a segunda parte da entrevista, é só ir lá no site da revista Máxima:

 


 

Madalena Cinema Internacional André Fischer Até o Fim A Primeira Morte de Joana Máquina do Desejo Deus tem AIDS Festival Mix Brasil Vênus de Nyke Deserto Particular

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes