Sherlock Holmes: conheça 5 atores que já interpretaram o icônico detetive - Foto: Reprodução
Séries e filmes

Sherlock Holmes: conheça 5 atores que já interpretaram o icônico detetive

Seja em séries ou filmes, Sherlock Holmes é um dos personagens mais retratados e adaptados da cultura pop

Rafaela Bertolini | Publicado em 18/05/2022, às 19h00

O icônico detetive de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, é um dos personagens mais retratados do cinema e do teatro, sendo que existem pelo menos 200 versões diferentes do investigador. 

O mundo contemporâneo já resgatou esse personagem diversas vezes em séries e filmes, sempre trazendo atores icônicos para o papel. Por isso, nós selecionamos 5 atores que já assumiram o papel de Sherlock Holmes para você conhecer e explorar novas aventuras do detetive.

Veja só:

Robert Downey Jr.

Conhecido principalmente por seu papel como Tony Stark no Universo Cinematográfico da Marvel, Robert Downey Jr. possui vários papéis fora do mundo dos heróis. O ator interpretou Sherlock Holmes em dois filmes lançados em 2009 e 2011, tudo isso ao lado de Jude Law, que interpreta o Doutor John Watson. Hoje, Robert está envolvido em duas séries spin-offs que derivam dos filmes.

Foto: Reprodução / Warner

 

Benedict Cumberbatch

Outro ator da Marvel já sentiu como é estar na pele de Holmes. Antes de Benedict Cumberbatch ser o Doutor Estranho, o ator impulsionou sua carreira com a série Sherlock da BBC, que foi exibida entre 2010 e 2017. A adaptação traz um Sherlock contemporâneo que tem suas aventuras registradas por John Watson - dessa vez interpretado por Martin Freeman - em um blog, o que transforma o detetive em uma celebridade relutante que tem sua vida pessoal e casos expostos na imprensa.

Foto: Reprodução / BBC

 

Jonny Lee Miller

Elementary foi uma das versões mais inusitadas do universo de Arthur Conan Doyle. A série tira Sherlock do contexto inglês e insere o detetive em Manhattan, na cidade de Nova York, logo após sair de um centro de reabilitação. Lá, por ordens do seu pai, ele passa a dividir o apartamento com a Dra. Joan Watson, que lhe ajudará a não recair no vício. Lucy Liu foi responsável por retratar Watson, um personagem sempre retratado como um homem, na sua versão feminina.

Foto: Reprodução / CBS

 

Henry Cavill

Em Enola Holmes, Sherlock sai do holofote para dar espaço para sua irmã mais nova. Desde que sua mãe desapareceu, Enola segue pistas deixadas por ela a fim de encontrá-la. Nessa versão, o ator Henry Cavill - conhecido por interpretar o Superman - assumiu o papel do detetive de uma maneira jamais vista antes. Holmes é um homem que expressa emoções e é bem diferente com detetive sarcástico e frio que já conhecemos. 

Foto: Reprodução / Netflix

 

Ian McKellen

No filme Sr. Sherlock Holmes, o detetive fica nas mãos de Ian McKellen, que é famoso por interpretar Gandalf em Senhor dos Anéis. Dessa vez, você irá acompanhar Holmes aos seus 93 anos de idade, morando em uma casa remota no litoral com a governanta Mrs. Munro e seu filho Roger. Enquanto ele lida com a deterioração de sua mente, Sherlock passa a ficar obcecado por um caso que nunca conseguiu decifrar. Agora, ao fim da sua vida, ele tenta decifra o seu último mistério.

Foto: Reprodução / BBC Films

 

Benedict Cumberbatch Sherlock Sherlock Holmes Sr. Sherlock Holmes henry cavill Jonny Lee Miller Robert Downey Jr Elementary enola holmes Ian McKellen

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes