"Streamings jogaram colegas cineastas para baixo do ônibus", se revolta Steven Spielberg - Divulgação/Getty Images: Amanda Edwards
POLÊMICA

"Streamings jogaram colegas cineastas para baixo do ônibus", afirma Steven Spielberg

Diretor afirma que será necessário um esforço coletivo para garantir que produções sejam exibidas no cinema

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 10/11/2022, às 16h12

O diretor Steven Spielberg criticou, em entrevista ao New York Times, a postura dos serviços de streaming após a fase mais aguda da pandemia de coronavírus. Para o cineasta, plataformas como a HBO Max se aproveitaram da situação.

"A pandemia criou uma oportunidade para as plataformas de streaming aumentarem suas assinaturas para níveis recordes e também jogar alguns dos meus melhores amigos cineastas para baixo do ônibus, pois seus filmes não foram lançados nos cinemas", afirmou em tom de revolta.

O vencedor do Oscar se referiu à decisão da Warner Bros. de lançar todos os seus filmes de 2021 na HBO Max e nos cinemas no mesmo dia. Para Spielberg, tal decisão mudou os hábitos dos adultos irem ao cinema.

"Eles [os diretores] foram pagos e seus filmes foram subitamente relegados, neste caso, à HBO Max. O caso de que estou falando. E então tudo começou a mudar", continuou.

"Achei encorajador que 'Elvis' ultrapassou US$ 100 milhões na bilheteria doméstica. Muitas pessoas mais velhas foram assisti-lo, e isso me deu esperança de que as pessoas estão voltando a ir ao cinema conforme a pandemia vira endemia. Acho que os filmes vão voltar. Eu realmente acho".

Apesar de reconhecer que os streamings beneficiaram, sobretudo, a parcela mais velha do público, que pode assistir aos lançamentos no conforto do seu lar, Spielberg considera necessário um "esforço coletivo por parte dos diretores para demandar que os serviços de streaming que pagam a conta da maioria desses filmes dêem a eles a chance de serem exibidos nos cinemas, e não só em quatro salas para se qualificar para as premiações".

O diretor disse ainda que “não há dúvida de que as grandes sequências e filmes da Marvel, DC e Pixar, além de alguns dos filmes de animação e terror ainda têm um lugar na sociedade” devido aos seus retornos de bilheteria.

Depois de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", para qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Steven Spielberg hbo max

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"