- Damon Herriman como Charles Manson. Crédito: Reprodução/Youtube
LISTA

Era Uma Vez em...Hollywood e outros 10 filmes sobre serial killers

O nono filme de Quentin Tarantino estreia na próxima quinta-feira (15) no Brasil e mostra o assassino Charles Manson

Júlia Andrade Publicado em 10/08/2019, às 09h15 - Atualizado às 10h00

Era Uma Vez em...Hollywood chega ao Brasil na próxima quinta-feira (15) e traz mais uma história de assassinato para os cinemas.

Em uma mistura de ficção com reprodução de histórias reias, o nono filme de Quentin Tarantino traz a atriz Sharon Tate na Hollywood dos anos 1960.

A atriz, que era casada com o diretor Roman Polanski em 1969, teve sua carreira interrompida aos 26 anos e se tornou a mais famosa vítima da Família Manson. Grávida de seu primeiro filho com Polanski, ela foi morta pelos integrantes do culto, a mando do maníaco Charles Manson.

No filme, Sharon é vivida por Margot Robbie e o assassino Charles é interpretado por Damon Herriman. Aliás, o mesmo ator encarna o criminoso em Mindhunter, série policial da Netflix, que estreia sua segunda temporada na próxima sexta-feira (16).

O lançamento traz de volta à tona a linha de filmes baseados em histórias verídicas de assassinos brutais. Confira outras 10 produções que retratam serial killers:

Zodíaco (2007)

O longa é baseado em um caso de assassinatos em série entre os anos 1960 e 1970, em San Francisco, Estados Unidos, em que 7 homens e mulheres foram encontrados ao longo de um período. Três cartas diferentes foram mandadas aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, do mesmo remetente e juntas formavam um código que poderia revelar a identidade do criminoso, em que a carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino.

Ele exigia que tudo fosse publicado ou mais gente morreria. O filme ainda retrata que um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é o cartunista Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) quem descobre a intenção oculta do asssassino de fazer referência ao filme Zaroff, o Caçador de Vidas, de 1932. Até hoje não foi desvendados quem é o culpado e o longa está disponível na Netflix.

Monster Desejo Assassino (2003)

A produção se baseia na história de Aileen Wuornos (Charlize Theron), que sofreu abusos durante a infância e tornou-se prostituta ainda na adolescência. Prestes a dar fim em sua vida, ela conhece Selby (Christina Ricci), uma jovem lésbica, e a dupla acaba se envolvendo. Um dia, Aileen foi agredida por um cliente e matou o sujeito, o que desencadeou em uma séria de outros assassinatos.

Ed Gein – O Assassino de Plainfield (2007)

O filme conta a história real de Ed Gein (Kane Hodder), um assassino do final dos anos 1950 com o apelido de "O Açougueiro de Plainfield", responsável por uma série de assassinatos brutais e crueis casos de necrofilia na cidade rural de Wisconsin, nos Estados Unidos. O terrível perfil de Gein inspirou personagens como Norman Bates de Psicose, Buffalo Bill de O Silêncio dos Inocentes e Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica.

Henry: Retrato de um Assassino (1986) 

Nessa produção se vê a história do assassino em série Henry Lee Lucas, em que retrata a rotina do psicopata Henry (Michael Rooker) e seu ex-colega de prisão, Otis (Tom Towles), e a irmã dele, Becky (Tracy Arnold), que moram juntos, e, depois de descobrirem os atos de violência de Henry, passam a virar potenciais vítimas. O assassino dos Estados Unidos mantinha um comportamento marcado pela frieza e deixava vítimas fatais por onde passava.

Sangue no Gelo (2013)

O filme aborda a história de Robert Hansen (John Cusack), um assassino em série que matou mais de 15 mulheres na década de 1980, no Alasca, Estados Unidos. A produção exibe o detetive Jack Halcombe (Nicolas Cage), que investiga os crimes, que tem apenas vítimas do sexo feminino, e encontra Cindy Paulson (Vanessa Hudgens), uma das vítimas, de 17 anos, que consegue escapar e entrar na busca pela prisão de Hansen. Sangue no Gelo está disponível na Netflix.

Caçada ao Assassino BTK (2005)

O filme retrata a história real de Dennis Rader (Greg Henry), conhecido como O Assassino BTK, que matou 10 pessoas ao longo de 17 anos, entre 1974 e 1991, no Kansas, Estados Unidos. Enquanto procurado, deixou pistas falsas e cartas para confundir as autoridades e, depois de 30 anos, uma carta chegou à redação de um jornal local avisando que ela estaria de volta e um detetive assumiu a missão de desmascar esse serial killer.

O Despertar de um Assassino (2017) 

O longa exibe a vida de Jeffrey Dahmer, com uma adolescência reservada que envolveu o alcoolismo e interesses peculiares como dissecar animais mortos e manter em um cemitério particular em sua casa, até se tornar o assassino em série conhecido mundialmente. Ele matou 17 pessoas entre 1978 e 1991, nos Estados Unidos, com casos de estupro, necrofilia e canibalismo. A produção está disponível no Telecineplay.

A História Verdadeira (2015) 

O filme retrata a confissão do assassino Christian Longo (James Franco), que matou brutalmente os três filhos e a mulher, estrangulando a esposa e jogando as crianças ainda vivas em um rio, ao jornalista Michael Finkel (Jonah Hill), do New York Times. Longo era um dos criminosos mais procurados pelo FBI e viveu fora dos Estados Unidos por muito tempo, usando o nome do repórter que lhe foi atrás. A produção é baseado nas memórias de Finkel e está disponível na Netflix.

Massacre de Chicago: Richard Speck (2007)

A produção é baseada no assassino em série Richard Speck (Corin Nemec), que torturou, estuprou e assassinou oito enfermeiras do Hospital da Comunidade de Chicago do Sul, na década de 1960. O filme retrata o dia em que tudo aconteceu e, posteriormente, sua vida na prisão, em que permaneceu com comportamentos pervertidos. 

++ Documentário sobre Madeleine McCann e outras séries de casos policiais na Netflix

A Sangue Frio (1967)

O clássico da década de 1960, da obra litéraria de Truman Capote, retrata a famosa história de dois ex-condenados, Perry Edward Smith (Robert Blake) e Richard "Dick" Eugene Hickock (Scott Wilson). Eles invadiram a casa da família de Herbert Clutter (John McLiam), para roubar o cofre com 10 mil dólares que o rico fazendeiro tinha, conforme informação de um ex-colega de prisão de Dick. Mas o cofre não foi achado e, mesmo assim, a dupla acabou matando Herbert, a esposa e um casal de filhos, para não deixar testemunhas.

O filme ainda retrata as investigações comandadas por Alvin Dewey (John Forsythe), enquanto os criminosos fugiram para o México, onde Perry acreditava que encontraria um tesouro, mas foram pegos em Las Vegas, dirigindo um carro roubado, e a história vai se desvendando.

Sharon Tate Margot Robbie Quentin Tarantino Era Uma Vez Em... Hollywood Charles Manson

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes