Chris Evans em 'Vingadores: Ultimato' e Daisy Ridley em 'Star Wars: O Despertar da Força' - Reprodução/Disney
Números

'Vingadores: Ultimato' bate recorde de 'Avatar', mas ainda está longe de superar 'Star Wars' nos EUA

'Vingadores: Ultimato' se tornou a melhor bilheteria do mundo, mas está atrás de 'O Despertar da Força' nos EUA

Redação Digital Publicado em 22/07/2019, às 11h19 - Atualizado às 16h21

O último final de semana marcou a virada de Vingadores: Ultimato, que passou com folga o filme Avatar (2009) e se tornou a maior bilheteria, em números absolutos, de todos os tempos. 

Agora, Vingadores: Ultimato tem em caixa 2.790.200.000 dólares de arrecadação, enquanto Avatar encerrou sua jornada nos cinemas com 2.789.700.000 dólares. 

Claro que o recorde de Ultimato é incrível e invejável, mas há, ainda, um número que o maior filme da Marvel provavelmente não vai conseguir bater. 

++ 'Vingadores: Ultimato' passa 'Avatar' e tem a maior bilheteria da história do cinema; confira o top 10

Na bilheteria doméstica dos EUA, Vingadores: Ultimato tem apenas o segundo melhor número. O recordista absoluto é Star Wars: O Despertar da Força, de 2015, que conseguiu 936.662.225 dólares só na bilheteria americana. Nos EUA, Ultimato arrecadou 854.216.193. 

A diferença entre os dois é de cerca de 82.4 milhões de dólares. Comparado com os valores globais, parece pouco, mas é improvável que o filme da Marvel supere o seu parceiro da Disney. Na semana entre 12 e 18 de julho, a última contabilizada pelo Box Office Mojo nos EUA, Ultimato somou apenas 3.5 milhões de dólares no país - e a tendência agora é que a bilheteria semanal do filme vá reduzindo cada vez mais. 

Há ainda um outro ranking nos EUA em que Ultimato aparece bem atrás do topo: o dos números domésticos ajustados pela inflação. Neste ranking, o líder é ...E o Vento Levou (1939), que, de acordo com a inflação, tem uma bilheteria ajustada, hoje, para 1.8 bilhão de dólares só nos EUA.

++ Confira o calendário de filmes e séries da Fase 4 da Marvel até 2021

Na lista de filmes ajustados pela inflação, o mais recente Vingadores aparece apenas em 16º, atrás de clássicos como Star Wars: Uma Nova Esperança (1977), que pelo ajuste teria uma arrecadação de 1.6 bilhão, e A Noviça Rebelde (1965) e E.T.: O Extraterrestre (1982), com cerca de 1.2 bilhão cada.  

Star Wars: O Despertar da Força Star Wars Avatar Vingadores Vingadores: Ultimato

Leia também

Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"


Onde assistir a "Late Night with the Devil", terror aclamado pela crítica?


"Priscilla, a Rainha do Deserto" ganhará sequência com elenco original


Melissa Barrera quer participar de reboot de "Todo Mundo em Pânico"


"Baby", novo filme de Marcelo Caetano, será exibido no Festival de Cannes