"Peaky Blinders": a gangue real que inspirou a série britânica - Divulgação/BBC
Histórias reais

"Peaky Blinders": a gangue real que inspirou a série britânica

Com a chegada da sexta e última temporada ao Brasil, conheça a história real que inspirou a série Peaky Blinders

Rafaela Bertolini | @rafaelabertolini_ Publicado em 10/06/2022, às 19h00

Com a chegada da sexta temporada de Peaky Blinders à Netflix, os fãs brasileiros se despedem da série que chega ao fim após anos de sucesso mundial. Mas você sabia que a gangue de Birmingham foi baseada em gangsters de verdade?

Divulgação/BBC

 

Embora a família Shelby seja 100% fictícia, os Peaky Blinders foram baseados em uma gangue de mesmo nome que atuav em Birmingham. No entanto, para a decepção dos fãs, os Blinders não eram nem metade do que eles são representados na série. Enquanto para Steven Knight, criador da série, a gangue acabou se tornando uma grande organização criminosa da Inglaterra, na vida real eles eram bem diferentes.

Segundo a Rolling Stone Brasil, Knight cresceu ouvindo histórias da infância de seu pai, onde o avô do criador mandava seu filho entregar uma mensagem para seus tios. Quando o pequeno garoto bateu na porta, ele encontrou oito homens vestidos muito bem, com boinas na cabeças e armas no bolso. Segundo ele, havia muito dinheiro em cima da mesa, além da pequena sala na favela de Birmingham estar coberta de fumaça e bebidas. Assim surgiu a imagem que Knight se inspirou para a série.

A gangue supostamente existiu no início do século XX, onde a Inglaterra sofria com uma grave crise econômica que acarretou no crescimento da violência e de atividades ilegais no país. Contudo, o passar do tempo fez com que várias pessoas tentassem encontrar maneiras de desafiar o sistema do Reino Unido, o que resultou no surgimento da gangue Peaky Blinders em Birmingham.

Foto: Reprodução

 

Os Blinders atuavam sob a liderança de Kevin Mooney, que muitas vezes mudava seu nome para despistar as autoridades, sendo que um de seus codinomes, Thomas Gilbert, pode ser inspirado Steven Knight para a série da BBC. No entanto, a gangue não era milionária ou tão organizada como ela é representada na história fictícia. A sua grande semelhança com a série se daria por eles serem muito violentos, mesmo que não tão inteligentes igual a família Shelby, que construiu um império a partir de seus atos ilegais.

Por fim, os Peaky Blinders da vida real eram em geral vistos como homens que mesmo sendo de classe baixa, continuavam se vestindo de maneira impecável. Além de suas vestes serem sempre muito bem arrumadas, seus cabelos sempre estavam bem aparados e sempre debaixo das boinas pontudas que escondiam seus olhos e deram a origem do nome da gangue.

A sexta e última temporada da Peaky Blinders já está disponível na Netflix para você dizer um último adeus à família Shelby. Confira o trailer abaixo:

Peaky Blinders Steven Knight séries Birmingham Histórias reais

Leia também

"Bebê Rena", sucesso da Netflix, é realmente baseada em acontecimentos reais?


"Bebê Rena", série de sucesso da Netflix, terá 2ª temporada?


Conheça "Depois da Meia-Noite", websérie que celebra o amor entre mulheres


Onde assistir à série de Rick e Michonne, spin-off de The Walking Dead?


"The Witcher" é renovada para a 5ª e última temporada pela Netflix


"Grey's Anatomy" é renovada para a 21ª temporada