CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Conheça a série "Veronica Mars", que chegou ao Brasil pela HBO Max | #CineBuzzIndica

Exibida entre 2004 e 2007, produção colecionou uma legião de fãs, que já a salvou do cancelamento duas vezes

Redação Publicado em 16/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça a série “Veronica Mars”, que chegou ao Brasil pela HBO Max - Divulgação
Conheça a série “Veronica Mars”, que chegou ao Brasil pela HBO Max - Divulgação

"Veronica Mars" é um fenômeno. Parece exagerado falar isso de uma série, especialmente uma que é dedicada ao público adolescente, mas é verdade. Exibida entre 2004 e 2007, a produção estrelada por Kristen Bell ("The Good Place", "Gossip Girl") contava a história de uma jovem detetive, que ajudava o pai, Keith Mars (Enrico Colantoni), a tocar alguns casos após ele ser demovido do posto de delegado de Neptune, na Califórnia, uma cidade habitada por ricos e milionários.

Além dos casos do dia a dia, Veronica também tentava solucionar o misterioso assassinato de sua melhor amiga, LillyKane (Amanda Seyfried, "Mank"), o que acabou resultando em uma derrocada em sua vida tranquila em Neptune: além do pai ter deixado de ser o xerife da cidade, ela perdeu não só a amiga, mas o namorado, Duncan Kane (Teddy Dunn), irmão de Lilly; a mãe, Lianne Mars (Corinne Bohrer), que fugiu após as coisas se complicarem; os amigos e qualquer status social.

Ao longo de toda a primeira temporada, acompanhamos Veronica assumindo casos de colegas da escola, enquanto colhe pistas sobre o assassinato de Lilly, resultando em um final chocante e instigante. No segundo ano, repetindo a fórmula da temporada anterior, a jovem detetive embarca na tentativa de descobrir quem causou um acidente de ônibus, que tirou a vida de diversos alunos da escola.

Apesar de colecionar uma variedade de fãs, "Veronica Mars" foi perdendo público gradativamente em suas exibições nos Estados Unidos. O principal motivo era justamente o mistério principal: como, a cada episódio, novas pistas eram encontradas por Veronica, caso um espectador perdesse um capítulo, acabava perdendo uma parte importante da história. Lembrando que, no início dos anos 2000, ainda estávamos bem longe da popularização dos serviços destreamings e, portanto, era assistir na hora que a série passasse na TV ou tentar pegar alguma reprise, caso desse sorte. Senão, já era.

Percebendo o problema, o criador, Rob Thomas (não o vocalista do Matchbox Twenty, mas o homem que viria a criar outro sucesso, "iZombie"), e os demais produtores resolveram criar mistérios menores, que seriam resolvidos em arcos de poucos episódis, mas o estrago já estava feito. Em 22 de maio de 2007, a série exibiu seu último e, mesmo com a proposta de uma quarta temporada, em que Veronica começaria a trabalhar no FBI, "Veronica Mars" não foi pra frente.

CAMPANHA PELO RETORNO

"Veronica Mars" deixou muitos órfãos após o seu cancelamento, inclusive no Brasil, onde a série foi exibida no TNT, da TV a cabo, e nas madrugadas do SBT, quando a emissora ainda investia em produções do tipo. Logo, em uma era pré-Twitter, esses fãs começaram a pedir pela volta da série, mas as campanhas demorariam algum tempo para vingar.

A primeira iniciativa real para uma continuação foi o lançamento, em março de 2013, de uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar 2 milhões de dólares para a produção de um longa, que daria continuidade à história da série. Vingou. A campanha atingiu a sua meta em apenas 10 horas e, no final, com a ajuda de fãs ao redor do mundo, US$ 5.702.153, o que convenceu a Warner Bros. Pictures de investir no longa.

"Veronica Mars: O Filme" estreou exatamente um ano depois, em março de 2014, matando a saudade dos fãs e abrindo possibilidades para mais continuações, o que realmente aconteceu. Quatro anos depois, em agosto de 2018, o serviço de streaming Hulu anunciou o interesse em lançar uma nova temporada de "Veronica Mars", com uma história nova em oito episódios.

Na trama, Veronica está de volta a Neptune, vivendo uma vida quase perfeita com o seu grande amor - sem spoilers! -, mas tendo que aturar uma horda de adolescentes em busca de diversão durante as férias de primavera. No entanto, o período de festa acaba interrompido quando alguém começa a implantar bombas por toda a cidade e a detetive, agora em seus 30 e poucos anos, precisa usar suas habilidades para encontrar o culpado.

"VERONICA MARS" NO HBO MAX

Com a chegada da HBO Max ao Brasil, no último dia 29 de junho, "Veronica Mars" também chegou ao país, pela primeira vez em um serviço de streaming. Agora, os fãs poderão rever os episódios das três primeiras temporadas e quem nunca teve a oportunidade agora pode conhecer uma das melhores séries adolescentes da TV norte-americana.

Infelizmente, com o lançamento da nova plataforma, a HBO Go foi desativada e, junto com ela, também foram embora os episódios da quarta temporada da série, assim como o filme de "Veronica Mars". Com sorte, as produções chegam em um novo serviço de streaming, o Star+, que será lançado em 31 de agosto na América Latina como uma versão nacional do Hulu.