CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
#CineBuzzJáViu / NOVIDADE

"Gavião Arqueiro" é uma comédia natalina repleta de ação | #CineBuzzIndica

Produção estrelada por Jeremy Renner e Hailee Steinfeld estreia nesta quarta-feira (24)

Henrique Nascimento | @hc_nascimento Publicado em 23/11/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Gavião Arqueiro", nova série da Marvel, estreia no Disney+ nesta quarta-feira (24) - Divulgação/Marvel Studios
"Gavião Arqueiro", nova série da Marvel, estreia no Disney+ nesta quarta-feira (24) - Divulgação/Marvel Studios

A partir do mês de novembro de cada ano, começam a chegar, tanto nos cinemas quanto na TV e nos streamings, dezenas de filmes natalinos. Geralmente, eles se dividem entre romances e comédias, mas a Marvel, embarcando na onda do gênero, traz um especial natalino bem ao seu estilo, misturando comédia com bastante ação.

Depois de "WandaVision", que misturou referências de sitcoms clássicos com drama; "Falcão e o Soldado Invernal", uma série de ação profundamente baseada na realidade norte-americana; e "Loki", uma viagem por um universo que ainda não havíamos testemunhados nas telonas; a Marvel aposta no diferente para "Gavião Arqueiro", que estreia nesta quarta-feira (24) no Disney+, e traz uma comédia no estilo "Esqueceram de Mim", o clássico das tardes de Natal, em que um garoto é esquecido no feriado e precisa enfrentar criminosos para não se dar mal.

Na história, Clint Barton (Jeremy Renner) está se aposentando da carreira como Gavião Arqueiro, para dedicar mais tempo à família e lidar com a morte da melhor amiga, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). Todo o passado obscuro, vivido durante os cinco anos após Thanos (Josh Brolin) exterminar a sua família, assim como metade da população do universo, foi deixado para trás.

No entanto, o Vingador precisa retornar às suas antigas atividades quando Ronin, a sua personalidade mercenária, volta a aparecer pelas ruas. Com o herói tendo aposentado o uniforme e a espada, que fizeram tantos inimigos no submundo do crime, resta saber quem está por trás do ressurgimento. E ele descobre: trata-se de Kate Bishop (Hailee Steinfeld), coincidentemente uma grande admiradora do Gavião Arqueiro.

A jovem, fruto de uma família milionária, desenvolveu uma atração pelo Vingador desde que era apenas uma garotinha, quando foi salva pelo Arqueiro durante a batalha dos heróis contra Loki (Tom Hiddleston), história apresentada em "Os Vingadores" (2012). Desde então, ela passou a treinar artes marciais, além de, é claro, arco e flecha, assim como o seu ídolo.

No entanto, sem muito limites, Kate não mede as consequências de seus atos e, mesmo sem querer, acaba entrando em situações perigosas. É o que acontece quando ela decide invadir um leilão ilegal para investigar o noivo de sua mãe, Jack Duquesne (Tony Dalton), após desconfiar que ele não é um cara tão bacana quanto parece. Porém, quando as coisas dão errado, ela vê no uniforme de Ronin, um dos itens leiloados na noite, uma forma de escapar da morte, mesmo que o traje seja como um farol para criminosos.

Os dois primeiros episódios de "Gavião Arqueiro", aos quais CineBuzz já teve a oportunidade de assistir, servem para estabelecer a entrada de Kate Bishop no Universo Cinematográfico da Marvel. Velha conhecida dos fãs dos quadrinhos e interpretada pela queridinha de Hollywood Hailee Steinfeld ("A Escolha Perfeita"), a jovem heroína aparece apresentando um carisma que Jeremy Renner nunca teve e, provalmente por esse motivo, nunca teve destaque frente aos outros Vingadores.

A série leva o nome do herói - ao menos em português, já que no original é chamada apenas de "Hawkeye", nome usado tanto por Clint quanto por Kate, após a heroína assumir o lugar de seu ídolo -, mas é inegável que ele é apenas o meio para um fim, já que a real atração é Kate. A garota cresceu se espelhando no herói e, de repente, se vê ao lado dele, com a oportunidade de aprender a ser exatamente como ele. No entanto, Clint pouco se importa com ela.

A relação um tanto indigesta acaba rendendo os momentos mais divertidos da produção, que é como uma grande comédia de Natal, em que os problemas vão se desenrolando das formas mais absurdas possíveis. O desejo de Clint de resolver a situação o quanto antes ao mesmo tempo em que Kate, mais inexperiente do que poderia imaginar, consegue fazer de tudo para atrapalhar as coisas é responsável por arrancar algumas risadas ao longo da série.

Mas não se deixe enganar. O tom leve pode ser apenas para nos fazer pensar que as coisas estão bem. Porém, sabemos que Clint colecionou diversos inimigos em seus tempos como Ronin, e agora eles vêm cobrá-lo. É aí que entra Maya Lopez (Alaqua Cox), identidade secreta de Eco, primeira heroína nativo-americana do Universo Cinematográfico da Marvel, que parece ter contas a acertar com o Vingador.

O elenco de "Gavião Arqueiro" ainda conta com Vera Farmiga ("Invocação do Mal"), Linda Cardellini ("Vingadores: Ultimato"), Fra Fee ("Cinderela") e Brian d'Arcy James ("Spotlight: Segredos Revelados").