CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
#CineBuzzJáViu / NOVIDADE

“Juntos Novamente” expressa paixão pela vida através da dança | #CineBuzzIndica

Animação dirigida por Zach Parrish, de “Operação Big Hero”, reflete sobre o processo de envelhecer

Camila Gomes | @camilagms Publicado em 04/06/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
“Juntos Novamente” expressa paixão pela vida através da dança - Divulgação/Disney
“Juntos Novamente” expressa paixão pela vida através da dança - Divulgação/Disney

Estreou no Disney+, nesta sexta-feira (4), o curta animado “Juntos Novamente”, que reflete sobre a paixão pela dança ao longo da vida. A produção, que acompanha um casal de idosos revivendo uma noite mágica, não conta com diálogos, mas se comunica com o público através da expressão corporal e da música.

Na história, eles usam da paixão pela dança para reviver as memórias. Em poucos minutos, as décadas se passam rapidamente, mas é tempo o suficiente para que eles se lembre dos momentos especiais que viveram juntos e celebrar a vida.

A ideia do curta surgiu com o diretor e roteirista Zach Parrish (chefe de animação em “Operação Big Hero” e diretor de “Puddles”), que começou a notar que estava envelhecendo e passou a refletir sobre como ele gostaria de aproveitar seu tempo de vida. “Percebi que, se eu passasse todo o meu tempo focado no meu passado, eu perderia toda a beleza do presente”, disse em conversa com a imprensa na última quarta-feira (2).

Partindo desse ponto, ele se inspirou na história dos avós, que se aposentaram, venderam a casa e viajaram pelo país juntos para conhecerem todos os parques que podiam, e misturou com elementos clássicos das animações Disney, como a chuva, presente em “Mulan”, “Lilo & Stitch”, “Tarzan” e “A Nova Onda do Imperador”.

“A Disney tem esse histórico de usar chuva pesadas em seus filmes, que costumam ser usados para exagerar um momento difícil dos personagens”, explicou. “Mas eu cresci no meio Oeste e para mim, tocar na chuva é um passo de plenitude e eu pensei sobre um casal tocando ou dançando na chuva também é um auge do romantismo. Parecia que poderíamos usar a chuva para aumentar as apostas do filme, já que a chuva é temporária”.

Durante todo o processo de desenvolvimento, o cineasta e o produtor Brad Simonsen (“Operação Big Hero”, “Zootopia” e ” WiFi Ralph: Quebrando a Internet”), usaram como exemplo as coreografias de Keone e Mari Madrid, campeões do “World of Dance” e que já trabalharam com Justin BieberBillie EilishBTS e Ed Sheeran. Quando chegou o momento de gravação, eles convidaram os dançarinos para montar a coreografia dos personagens e usar seus corpos como base para a captação dos movimentos.

Para isso, a dupla buscou inspiração em clássicos do cinema correspondentes com a idade dos personagens, como “Cantando na Chuva” (1950) e “Sinfonia em Paris” (1951). “Nós queríamos que [a coreografia] fizesse sentido com a história, com os personagens mais velhos e como eles trariam suas personalidades antiga à um peça moderna”, contou Keone.

As músicas do longa foram escritas pela compositora Pinar Toprak (“Capitã Marvel”), que buscou captar todo o amor dos personagens em suas canções. “Muitas vezes, a música no filme diz o que não é dito na tela e tenta enfatizar a emoção e esse [filme] fala tudo através da música e da dança”, completa.

Além disso, segundo o diretor de “Juntos Novamente”, a equipe de produção espalhou diversos “easter eggs” do universo Disney por todo o curta. Assim, o público poderá assistir mais de uma vez para captar todas as referências, que vão das animações “Fantasia 2000” e “Detona Ralph” até o hotel Paradise Pier. Não deixem de conferir!