CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Lançamentos / Decisão criativa

"Amor, Sublime Amor": Spielberg explica decisão de não incluir legenda durante diálogos em espanhol

Remake do musical clássico chega aos cinemas nesta quinta (9)

Camila Gomes | @camilagms Publicado em 09/12/2021, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rachel Zegler e Ansel Elgort em "Amor, Sublime Amor" - (Divulgação/20th Century Studios)
Rachel Zegler e Ansel Elgort em "Amor, Sublime Amor" - (Divulgação/20th Century Studios)

O remake de “Amor, Sublime Amor”, dirigido por Steven Spielberg, chegou aos cinemas nesta quinta-feira (9), com uma história sobre a luta territorial entre norte-americanos e imigrantes latinos. Entre os confrontos destes dois grupos, os Jets e os Sharks, o longa exibe muitas cenas com diálogos em espanhol, já que parte dos personagens são porto-riquenhos, e ainda estão aprendendo o novo idioma.

O fato deles falarem uma língua diferente da inglesa é importante para a história e irrita os personagens da gangue rival, que não aceitam a presença deles em Nova York. Durante uma coletiva de imprensa, Spielberg mencionou uma das cenas em que os diálogos em espanhol não contam com legenda e afirmou que isso acontece propositalmente.

“Eles transitam do inglês para o espanhol e Anita está tentando conciliar os dois, o namorado dela, que espera que seja seu marido em breve, e sua irmã Maria, dizendo 'por favor, estamos em Nova York agora, por favor, use esta língua' e Anita continua interrompendo todo mundo e diz 'falem em inglês'", comentou.

“A história toda começou com um tenente, claramente um racista, um racista branco, dizendo a todos que falam espanhol: 'Em inglês, apenas em inglês'. E de repente, Anita está dizendo: 'Agora estamos na América e a América fala inglês'. Então pensamos, não seria respeitoso se tivesse legendas, mesmo em espanhol. O idioma precisa existir em proporções iguais, todos os lados longos do inglês”, completou o cineasta.

"Amor, Sublime Amor" é uma adaptação do musical da Broadway que se passa na década de 50 e é inspirado no conto de Romeu e Julieta. A nova versão segue acompanhando a história de amor de Tony (Ensel Elgort), da gangue nova-iorquina Jets, e María (Zegler), irmã do líder dos Sharks, uma gangue rival com integrantes vindos de Porto Rico.