CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / INTERNACIONAL

Curta LGBTQIA+ brasileiro é premiado em festivais internacionais

"O Peso do Tempo" ganhou prêmios na Grécia e nos Estados Unidos

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/09/2021, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Curta LGBTQIA+ brasileiro é premiado em festivais internacionais - Foto: Tom Maher
Curta LGBTQIA+ brasileiro é premiado em festivais internacionais - Foto: Tom Maher

O curta brasileiro "O Peso do Tempo", de Rodrigo Ternevoy - que integra o elenco de "Fair City", principal novela irlandesa - foi premiado como Melhor Curta Metragem LGBT no Thessaloniki Short Film Festival, da Grécia, onde também concorria como Melhor Drama e Rodrigo a Melhor Ator. Recentemente, o curta já havia levado o Prêmio de Excelência no One-Reeler Film Festival, de Los Angeles.

Escrito, produzido e protagonizado por Rodrigo Ternevoy, "O Peso do Tempo" fala sobre amor e perdão. Na história, Felipe (Rodrigo Ternevoy) espera ansioso pela volta de seu parceiro Jason (Cormac Ó Broin), que passou dois anos preso por um crime cometido em autodefesa. Ao sair da prisão, Jason vai para a casa de seus pais (Ally Ní Chiaráin e Pat Nolan). Nesse meio tempo, novas informações começam a aparecer, prometendo uma virada na história.

A ideia do filme surgiu durante o período de lockdown na Irlanda, devido à pandemia da Covid-19, no primeiro semestre do ano passado. “Com as gravações de 'Fair City' paralisadas durante a quarentena, eu precisava me manter ocupado, pois não consigo ficar parado. Foi quando resolvi escrever o curta com uma ideia que já estava há algum tempo em minha cabeça” contou Rodrigo.

Rodrigo contratou o diretor Noel Brady, e as filmagens começaram após o lockdown. “Gravamos tudo em três dias, com todo mundo de máscara e muito álcool gel disponibilizado, pois qualquer descuido poderia levar grande risco à segurança e à saúde de todos os envolvidos. E captamos as imagens em casas normais e não em estúdios”, declarou Rodrigo.

A trajetória internacional de "O Peso do Tempo" segue com exibições em outros festivais internacionais, como no Undergroung Cinema Film Festival, da Irlanda, onde o filme foi exibido em 5 de setembro.

Confira o trailer do filme: