CineBuzz
Cinema / Premiações / OSCAR 2022

Lady Gaga, Denis Villeneuve e mais: Confira os esnobados do Oscar 2022

"A Crônica Francesa", de Wes Anderson, é outra ausência sentida nas categorias técnicas

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/02/2022, às 12h26 - Atualizado em 26/03/2022, às 14h30

Lady Gaga não apareceu em Melhor Atriz e Denis Villeneuve não foi indicado a Melhor Direção - Divulgação/Universal Pictures/Getty Images/Jeff Spicer
Lady Gaga não apareceu em Melhor Atriz e Denis Villeneuve não foi indicado a Melhor Direção - Divulgação/Universal Pictures/Getty Images/Jeff Spicer

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta terça-feira (8), os indicados à 94ª cerimônia do Oscar, que acontecerá no próximo dia 27 de março. Se, por um lado, as pessoas comemoraram indicações como a de Kristen Stewart, por seu papel em "Spencer", e surpresas como japonês "Drive My Car", indicado a Melhor Filme e Melhor Direção, algumas esnobadas também fizeram barulho.

Nomes como o de Lady Gaga, por sua atuação em "Casa Gucci", e Denis Villeneuve, pela direção de "Duna", eram nomes já dados como certos nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Direção, respectivamente. Também passaram longe do crivo da Academia filmes como "A Crônica Francesa", de Wes Anderson, e "Noite Passada em Soho", de Edgar Wright, que não apareceram em categoria alguma. A seguir, confira todos os nomes esnobados no Oscar 2022:

 

  • LADY GAGA

A principal ausência é a de Lady Gaga na categoria de Melhor Atriz. A cantora vinha aparecendo em diversas premiações por sua performance em "Casa Gucci", incluindo as principais da temporada até aqui: o Critic's Choice, o Globo de Ouro, o SAG (Sindicato dos Atores) e o BAFTA, mas no Oscar ficou pelo caminho, para desespero dos little monsters.

 

  • DENIS VILLENEUVE

Se "Duna" conseguiu dez indicações, entre elas a de Melhor Filme, o caldo entornou para o lado do diretor Denis Villeneuve. O cineasta não foi lembrado na categoria de Melhor Direção, na qual estava cotadíssimo.

 

  • THE RESCUE

O documentário do National Geographic, disponível no Disney+, sobre o resgate de 12 garotos de um time de futebol juvenil em uma caverna inundada na Tailândia, apareceu na shortlist do Oscar na categoria de Melhor Documentário e era uma aposta quente, no entanto, ficou de fora dos cinco indicados.

 

  • RUTH NEGGA

Em diversos sites de aposta, a atriz Ruth Negga parecia ter sua atuação por "Identidade" garantida na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. O que não aconteceu. A atriz ainda concorre ao SAG na mesma categoria.

 

  • CAITRIONA BALFE

Outra atriz esnobada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante foi Caitriona Balfe, que vinha sendo lembrada em outras premiações por sua performance em "Belfast". O Oscar esqueceu ela no churrasco.

 

  • TICK, TICK... BOOM!

O filme de Lin-Manuel Miranda estrelado por Andrew Garfield tinha o suporte da Netflix para conseguir algumas indicações mas só foi lembrado na categoria de Melhor Ator com Garfield. Decepção, né?

 

  • A CRÔNICA FRANCESA

O filme do sempre simétrico Wes Anderson estava cotado em algumas categorias como Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Morreu na praia com zero indicações.

 

  • NOITE PASSADA EM SOHO

O belíssimo figurino e o design de produção do novo filme de Edgar Wright parecem não ter encantado os membros da Academia. O filme foi mais um esnobado pelo Oscar e não apareceu em nenhuma categoria.

 

  • SEIVA BRUTA

E não deu pro Brasil. O curta de Gustavo Milan conseguiu o feito de aparecer na shortlist da categoria de Melhor Curta-Metragem, mas a indicação tão esperada não veio.

 

  • UM HERÓI

Premiado no Festival de Cannes com o Grand Prix, o novo filme do diretor Asghar Farhadi também era uma aposta quase certa para aparecer na categoria de Melhor Filme Internacional. Para a surpresa de vários o filme ficou de fora da lista.

 

  • A CANÇÃO "WE DON'T TALK ABOUT BRUNO", DE "ENCANTO"

E por último, vale lembrar a ausência da principal música da Billboard nas últimas semanas: "We Don't Talk About Bruno", de Lin-Manuel Miranda para a animação "Encanto". Tudo bem que a música já não era esperada entre os indicados a Melhor Canção Original pois não apareceu na shortlist da categoria, mesmo assim, fica a lembrança pela bola fora do Oscar.


Leia também:


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!