CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / FESTIVAL DE GRAMADO

"O Novelo", de Cláudia Pinheiro, leva dois prêmios e duas menções honrosas no Festival de Gramado

Longa tem previsão de estreia nos cinemas em novembro de 2021

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 23/08/2021, às 17h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"O Novelo", de Cláudia Pinheiro, leva dois prêmios e duas menções honrosas no Festival de Gramado - O2 Play
"O Novelo", de Cláudia Pinheiro, leva dois prêmios e duas menções honrosas no Festival de Gramado - O2 Play

"O Novelo", filme com direção de Cláudia Pinheiro a partir de um roteiro de Nanna de Castro foi premiado no último domingo (22) na 49ª edição do Festival de Gramado.

O filme recebeu os prêmios de Melhor Ator, para Nando Cunha, e Melhor Filme pelo Júri Popular. Além de duas menções honrosas, uma à atriz portuguesa Isabél Zuaa, por sua bela e impactante atuação como a mãe, e aos jovens atores Fernando Lufer, Michel Gomes, Victor Alves, Kaik Pereira, Pedro Guilherme e Caio Patricio, por seu talento e potência.

O filme, escrito e dirigido por mulheres é a versão cinematográfica do texto homônimo de Nanna de Castro, encenado nos palcos em 2009 e 2010. O enredo fala do universo de cinco protagonistas homens, irmãos que aprenderam com a mãe a fazer tricô para sobreviver e, após a morte desta, acabam sendo criados pelo irmão mais velho.

Um dia, já adultos, recebem a notícia de que um homem em coma numa UTI pode ser o pai que os abandonou. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias e, através do tricô aprendido na infância, restabelecem o vínculo fraterno enquanto o estado do homem piora.

O texto original nasceu da demanda de um grupo de atores em discutir a complexidade e a profundidade do universo masculino, sem estereótipos. Para escrever, Nanna ouviu homens de vários tipos e idades falando sobre os desafios do masculino.

O resultado de "O Novelo" é uma visão diferenciada sobre este universo, agora reforçada pela direção de Cláudia Pinheiro na versão para o cinema, onde o paradoxo entre o feminino e o masculino perpassa as personalidades e comportamentos de cada irmão dentro da história.

"O Novelo" tem sua estreia programada para novembro de 2021. Confira o teaser oficial: