CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / MAIOR PREMIAÇÃO DO CINEMA

Oscar 2023: "Pinóquio" vence a estatueta de Melhor Animação

A animação da Netflix é dirigida por Guillermo del Toro e Mark Gustafson

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/03/2023, às 21h15 - Atualizado às 21h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar 2023: "Pinóquio" vence a estatueta de Melhor Animação - Divulgação/Netflix
Oscar 2023: "Pinóquio" vence a estatueta de Melhor Animação - Divulgação/Netflix

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolheu "Pinóquio por Guillermo del Toro" como o grande vencedor na categoria de Melhor Animação, na 95ª edição do Oscar, que aconteceu na noite de domingo (12).

Animação é cinema. Animação não é um gênero. A animação está pronta para ser levada para a próxima etapa. Mantenha a animação na conversa”, disse o diretor Guillermo del Toro, em defesa às produções animadas, ao receber a estatueta de ouro.

Neste ano, a categoria de Melhor Animação foi disputada por "Pinóquio de Guillermo del Toro"; "Marcel the Shell with Shoes On"; "Gato de Botas: O Último Desejo"; "A Fera do Mar"; e "Red: Crescer é uma Fera".

Sobre o Oscar 2023

A 95ª cerimônia do Oscar, considerado o prêmio mais prestigiado do cinema, aconteceu na noite de domingo (12), em Hollywood. Grande destaque na edição deste ano, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" venceu sete prêmios no Oscar 2023, incluindo o mais disputado da noite, o de Melhor Filme.

Michelle Yeoh venceu uma difícil queda de braço com Cate Blanchett, por "Tár", e conquistou a estatueta de Melhor Atriz. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante ficou para Ke Huy Quan e o de Melhor Atriz Coadjuvante, disputado por Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis, acabou ficando com a eterna "rainha do grito". O longa ainda ganhou Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

Na sequência, "Nada de Novo no Front" também se destacou ao vencer quatro estatuetas, incluindo a Melhor Filme Internacional. "A Baleia", filme mais recente de Darren Aronofsky ("Mãe!", "Cisne Negro"), ganhou duas categorias, com destaque para a de Melhor Ator, vencida por Brendan Fraser.

Confira a lista completa de vencedores da 95ª edição do Oscar, que aconteceu na noite de domingo, dia 12 de março, clicando aqui.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Filme?

  • "Nada de Novo no Front"
  • "Avatar: O Caminho da Água"
  • "Os Banshees de Inisherin"
  • "Elvis"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"
  • "Os Fabelmans"
  • "Tár"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Triângulo da Tristeza"
  • "Entre Mulheres"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!